O Gabinete de Conservação e Restauro da Misericórdia de Lisboa vai restaurar mais um dos raros exemplares do Compromisso da Confraria da Misericórdia, impresso em 1516, desta vez encontrado em Viseu.
Este documento, de importância histórica e cultural para Portugal, desempenhou um papel fundamental na criação de novas confrarias, orientando-as na promoção das 14 obras de Misericórdia, pilares essenciais destas organizações.
O restauro do exemplar, considerado uma peça valiosa do património da Misericórdia, visa preservar este legado para as gerações futuras, garantindo a sua conservação e acessibilidade.
O documento foi entregue pessoalmente, no dia 23 de setembro passado, por Henrique Almeida, diretor do Departamento Cultural-Museu da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, ao diretor do Arquivo Histórico da SCML, Francisco d’Orey, que considerou estarmos “perante uma edição muito rara e com especial significado para a História e a Cultura portuguesa”.
Esta não é primeira vez que o Gabinete de Conservação e Restauro da Misericórdia de Lisboa intervém no restauro destes documentos. Já em 2021, após uma descoberta da Santa Casa de Melgaço, dois Compromissos da Misericórdia haviam sido intervencionados: um de 1516 e outro de 1609.