A Igreja de São Roque, a Igreja de São Pedro de Alcântara e a Casa Ásia-Coleção Francisco Capelo abrem as portas para receber apresentações que unem o património histórico à música clássica. O concerto de abertura apresenta a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção musical de Fernando Miguel Jalôto, com o programa composto por obras de Händel e Telemann.
Nesta edição, o maestro Martim Sousa Tavares regressa ao evento com um concerto da Orquestra Sem Fronteiras, oferecendo um diálogo musical entre luz e sombra. No repertório, peças de Vivaldi e Bach, incluindo a Sinfonia “Al Santo Sepolcro”, o “Stabat Mater” de Vivaldi, a “Ária” da 3ª Suite para Orquestra e a Cantata “Widerstehe doch der Sünde”, de Bach.
O ciclo “Ouvidos Para a Música” também retorna, desta vez, com transmissão no canal YouTube da Santa Casa entre 28 de novembro e 1 de dezembro. Em sua quinta edição, o projeto é realizado por Adriana Romero e conta com o quinteto de metais Transmonta Brass. Em quatro episódios, os espectadores mergulham em histórias musicais e nos significados entrelaçados na imaginação dos amantes da música, guiados pelo maestro Martim Sousa Tavares.
Em homenagem aos 500 anos de nascimento de Luís de Camões, o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, acompanhado ao piano por Kodo Yamagishi, interpreta os “Dez Madrigais Camonianos” de Luís de Freitas Branco, além da estreia em Lisboa de “Quatro Cantos do Mundo”, de Eurico Carrapatoso.
A programação da Temporada Música em São Roque inclui ainda a Orquestra Sinfónica Juvenil, que apresenta um repertório do século XVIII, com peças de Händel, Vivaldi e Mozart. A recente abertura da Casa Ásia-Coleção Francisco Capelo ganha destaque com o evento “A Caminho de Osaka”, uma apresentação teatral e musical da artista japonesa Beniko Tanaka, que retrata a histórica viagem dos primeiros meninos cristãos japoneses a Portugal no século XVI.
Para encerrar a temporada, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa associa-se ao Teatro Nacional D. Maria II, com uma leitura encenada e interpretação em língua gestual portuguesa, para as comemorações dos 500 anos de Camões. Com o Coro ECCE, o pianista Filipe Raposo, apresenta “En Tierras Ajenas” sob a regência do maestro Paulo Lourenço.
A Temporada Música em São Roque é uma iniciativa anual da Santa Casa, para promover a música clássica e o património cultural, consolidando-se há mais de três décadas pela sua excelência artística e pela capacidade de atrair novos públicos.
Para mais informações, aceda à página da Temporada Música em São Roque.