Início / Voluntariado
Voluntariado
Neste Natal, dá Mais de Ti!
O “Mais de Ti” é o Programa de Voluntariado Jovem da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa criado com um desígnio em mente: fomentar um verdadeiro espírito de comunidade e partilha.
O “Mais de Ti” representa uma oportunidade única para os jovens adultos exercerem ações de voluntariado em equipamentos sociais da instituição, contactando com novas realidades, enriquecendo o seu currículo, promovendo uma cidadania assente na responsabilidade social e contribuindo para uma sociedade melhor.
A primeira ação do “Mais de Ti” irá ocorrer já em dezembro, nos dias 19, 20, 27 e 30, com o desafio aos jovens dos 17 aos 25 anos para que contribuam para as Boas Causas e participem na pintura de alguns espaços dos equipamentos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
As inscrições estarão abertas até 10 de dezembro de 2024.
PARA MAIS INFORMAÇÕES
213 235 171/166
voluntariado@scml.pt
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa promove o voluntariado nos domínios da ação social, da saúde e da cultura.
Promovemos o voluntariado nas áreas da Ação Social, Saúde, Cultura e Inovação, sendo esta uma atividade complementar à atuação dos nossos profissionais, e que tem como principal objetivo melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que dela beneficiam, em especial as que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.
Se quer disponibilizar tempo do seu próprio tempo para estar perto de quem mais precisa, sem esperar nada em troca.
Seja nosso voluntário. Juntos podemos fazer a diferença na vida de alguém!
O voluntariado em 2022
N.º de horas de voluntariado praticadas
17.508 horas
N.º de voluntários
410 voluntários
N.º de técnicos de enquadramento
89 técnicos
Vídeo
Nos caminhos do voluntariado
Perguntas frequentes
Qualquer pessoa, com mais de 18 anos, motivada para exercer a sua cidadania e solidariedade de forma ativa e organizada, que queira contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas apoiadas pela Santa Casa.
Sejam crianças e jovens, adultos, pessoas idosas e pessoas com deficiência, que se encontrem em estruturas residenciais ou hospitalares da instituição, ou pessoas que vivem na comunidade, mas que se encontrem em situação de maior vulnerabilidade económica, escolar ou social.
As tarefas a realizar e a disponibilidade temporal do voluntário são acordadas, em reunião entre o voluntário e o técnico da instituição, com base nas motivações e interesses do voluntário e nas necessidades prioritárias dos serviços. Estas atividades podem traduzir-se em momentos de companhia aos utentes, apoio ao estudo, atividades de expressão artística, apoio informático e de utilização de plataformas digitais, realização de trabalhos manuais, dinamização de atividades de bem-estar físico ou emocional, auxílio em atividades socioeducativas, etc.
Sim.
O voluntário terá acesso a uma formação específica, que é obrigatória para áreas que exigem conhecimentos prévios, tais como: apoio no domicílio a pessoas idosas, área da saúde ou acolhimento residencial de crianças e jovens. Regularmente, são também disponibilizadas formações de ação contínua para várias áreas de atuação da instituição, onde é possível adquirir ou consolidar aprendizagens que permitem melhorar a atuação da pessoa enquanto voluntário.
Por usa vez, na sua atividade, os voluntários são sempre acompanhados por técnicos dos diversos serviços da Santa Casa, que os enquadram, apoiam, esclarecem e orientam no que for necessário.
Contactos
Unidade de Promoção do Voluntariado
Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa
+351 213 235 166*
+351 213 235 171*
voluntariado@scml.pt
* Custo de chamada para a rede fixa nacional