A Temporada Música em São Roque arranca já na quarta-feira, 27 de novembro, naquela que é a 36.ª edição da iniciativa anual da Santa Casa que promove a música clássica e o património cultural. Até 1 de dezembro, uma vez mais, haverá muito para descobrir e a entrada é gratuita.
O concerto de abertura acontece na quarta-feira a partir das 19h30, na Igreja de São Roque, e estará a cargo da Orquestra Metropolitana de Lisboa. A Música Aquática será a rainha da noite, num programa composto por obras de Händel e Telemann, sob a direção musical de Fernando Miguel Jalôto.
No dia seguinte, à mesma hora, o cenário da Igreja de São Roque mantém-se, mas mudam os protagonistas, subindo ao palco a Orquestra Sem Fronteiras, com O Chiaroscuro de Vivaldi e Bach, num contraponto de melodias sensíveis dos dois reconhecidos autores.
Já a 29 de novembro, às 19h30, o espetáculo Madrigais Camonianos aterra na Igreja de São Roque à boleia Coro do Teatro Nacional de São Carlos, num concerto a dois tempos: uma parte dedicada à música de dois compositores de ópera, Rossini e Saint-Saëns, e uma segunda parte, dedicada à música portuguesa e a Camões nos 500 anos sobre o seu nascimento.
Quanto ao dia 30, a música faz, primeiramente, uma pausa para dar lugar ao teatro de sombras Beniko Tanaka, na Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo, com o título “A caminho de Osaka”, às 15 horas, retratando a viagem a Portugal dos primeiros meninos cristãos japoneses. Ao final do dia, às 19h30, as atenções viram-se novamente para a Igreja de São Roque com a atuação da Orquestra Sinfónica Juvenil. “Do Barroco ao Classicismo” será um concerto exclusivamente dedicado à música do séc. XVIII.
Segue-se, a 1 de dezembro, um espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II. “Filodemo” traz uma leitura encenada comemorativa dos 500 anos do nascimento de Camões e terá direito a interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Será na Igreja de São Pedro de Alcântara, às 16 horas. Mais tarde, às 21h00, é apresentado o concerto Sefarad Project, pelo Coro ECCE, versado em música sefardita.
“Ouvidos Para a Música” de regresso
A Temporada Música em São Roque faz regressar também o ciclo “Ouvidos Para a Música”, agora com transmissão no canal de YouTube da Santa Casa, entre 28 de novembro e 1 de dezembro. Na sua quinta edição, o projeto, realizado por Adriana Romero, conta com o quinteto de metais Transmonta Brass e divide-se em quatro episódios, nos quais os espectadores mergulham em histórias musicais e nos significados entrelaçados na imaginação dos amantes da música, sempre guiados pelo maestro Martim Sousa Tavares.
Saiba todos os pormenores no site da Temporada Música em São Roque.