logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Temporada Música em São Roque arranca com a Orquestra Metropolitana de Lisboa

Temporada Música em São Roque arranca com a Orquestra Metropolitana de Lisboa

36.ª edição desta iniciativa anual da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa decorre entre 27 de novembro e 1 de dezembro, promovendo a música clássica e o património cultural.

Cultura

Violoncelo

A Temporada Música em São Roque arranca já na quarta-feira, 27 de novembro, naquela que é a 36.ª edição da iniciativa anual da Santa Casa que promove a música clássica e o património cultural. Até 1 de dezembro, uma vez mais, haverá muito para descobrir e a entrada é gratuita.

O concerto de abertura acontece na quarta-feira a partir das 19h30, na Igreja de São Roque, e estará a cargo da Orquestra Metropolitana de Lisboa. A Música Aquática será a rainha da noite, num programa composto por obras de Händel e Telemann, sob a direção musical de Fernando Miguel Jalôto.

No dia seguinte, à mesma hora, o cenário da Igreja de São Roque mantém-se, mas mudam os protagonistas, subindo ao palco a Orquestra Sem Fronteiras, com O Chiaroscuro de Vivaldi e Bach, num contraponto de melodias sensíveis dos dois reconhecidos autores.

Já a 29 de novembro, às 19h30, o espetáculo Madrigais Camonianos aterra na Igreja de São Roque à boleia Coro do Teatro Nacional de São Carlos, num concerto a dois tempos: uma parte dedicada à música de dois compositores de ópera, Rossini e Saint-Saëns, e uma segunda parte, dedicada à música portuguesa e a Camões nos 500 anos sobre o seu nascimento.

Quanto ao dia 30, a música faz, primeiramente, uma pausa para dar lugar ao teatro de sombras Beniko Tanaka, na Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo, com o título “A caminho de Osaka”, às 15 horas, retratando a viagem a Portugal dos primeiros meninos cristãos japoneses. Ao final do dia, às 19h30, as atenções viram-se novamente para a Igreja de São Roque com a atuação da Orquestra Sinfónica Juvenil. “Do Barroco ao Classicismo” será um concerto exclusivamente dedicado à música do séc. XVIII.

Segue-se, a 1 de dezembro, um espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II. “Filodemo” traz uma leitura encenada comemorativa dos 500 anos do nascimento de Camões e terá direito a interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Será na Igreja de São Pedro de Alcântara, às 16 horas. Mais tarde, às 21h00, é apresentado o concerto Sefarad Project, pelo Coro ECCE, versado em música sefardita.

“Ouvidos Para a Música” de regresso

A Temporada Música em São Roque faz regressar também o ciclo “Ouvidos Para a Música”, agora com transmissão no canal de YouTube da Santa Casa, entre 28 de novembro e 1 de dezembro. Na sua quinta edição, o projeto, realizado por Adriana Romero, conta com o quinteto de metais Transmonta Brass e divide-se em quatro episódios, nos quais os espectadores mergulham em histórias musicais e nos significados entrelaçados na imaginação dos amantes da música, sempre guiados pelo maestro Martim Sousa Tavares.

Saiba todos os pormenores no site da Temporada Música em São Roque.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas