logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Santa Casa inaugura Centro de Alojamento Temporário do Grilo

Santa Casa inaugura Centro de Alojamento Temporário do Grilo

O Centro de Alojamento Temporário do Grilo procura responder à necessidade emergente de providenciar alojamento temporário a pessoas que, embora aufiram rendimentos, não conseguem aceder a habitação própria.

Ação social

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa inaugurou esta terça-feira (10) o Centro de Alojamento Temporário do Grilo, uma nova resposta para pessoas em situação de sem teto (pessoas que estão a dormir na rua), com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, que se encontram nesta situação há menos de um ano, por incapacidade financeira, embora detenham rendimentos provenientes de trabalho ou de formação.

O evento protocolar contou com a presença do Provedor da Santa Casa, Paulo Sousa, da Ministra do Trabalho, Segurança e Solidariedade Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e da restante Mesa da administração da Misericórdia de Lisboa.

Na sua intervenção, o Provedor começou por dizer que era “com enorme satisfação e sentido de responsabilidade” que a Santa Casa inaugura esta “nova resposta na cidade, adaptada aos desafios que se colocam neste município relativamente às pessoas sem teto”.

Paulo Sousa lembrou que esta inauguração acontece no dia em que se celebra o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e reforçou que esta resposta “materializa uma necessidade da cidade, que complementa a oferta já existente na Santa Casa e reforça a capacidade instalada em matéria de alojamento temporário”.

O Provedor sublinhou também que este Centro “não é apenas uma resposta às necessidades imediatas da cidade e das pessoas, mas é uma demonstração do compromisso da Santa Casa com o futuro”.

Paulo Sousa fez ainda questão de salientar que a Santa Casa continuará a “trabalhar lado a lado com a cidade, com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Segurança Social, para construir uma cidade mais justa, inclusiva e solidária, onde cada pessoa tenha as oportunidades que merece”.

A este respeito, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa frisou que só com uma “conjugação de esforços é possível alcançarmos respostas efetivas para as pessoas”. Carlos Moedas referiu que “a área das pessoas em situação de sem-abrigo é uma prioridade para a autarquia”, acrescentando ser necessário “o apoio de todos.” Neste campo, elogiou o “trabalho fantástico da Santa Casa”, que “tem sido uma parceira chave para que mais pessoas não caiam nesta situação”.

A fechar as intervenções esteve a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que lamentou que o número de pessoas em situação de sem-abrigo em Portugal tenha aumentado, mas reiterou que o Governo tem trabalhado para contrariar esta realidade.

Maria do Rosário Palma Ramalho acrescentou que “esta é uma realidade presente e que se modificou ao longo dos tempos. Hoje, temos pessoas em situação de sem-abrigo que trabalha, que consegue ter rendimentos, mas que por diversas razões está nesta situação. Em conjunto, estamos a pensar em estratégias para que possamos dar a melhor resposta e com a dignidade que estas pessoas merecem”.

O Centro de Alojamento Temporário do Grilo é um equipamento inovador que, numa primeira fase, disponibilizará quartos e apartamentos para 48 pessoas, podendo atingir as 90 vagas no caso de os quartos serem duplos. Irá funcionar 365 dias por ano, 24 horas por dia.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas