O Museu de São Roque assinalou os seus 120 anos de existência e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa dedicou-lhe um programa exclusivo para assinalar esta efeméride. Durante todo o último sábado, 11 de janeiro, miúdos e graúdos foram convidados a participar nesta celebração.
Às primeiras horas de sábado decorreu a tertúlia com o tema “O Tesouro da Capela de São João Batista. Um Tesouro Nacional”, que contou com a participação de Teresa Leonor Vale, historiadora da arte, docente universitária e especialista em arte barroca italiana, numa conversa moderada por Teresa Nicolau, diretora da Cultura da Misericórdia de Lisboa.
Um dos pontos altos desta comemoração foi o concerto comemorativo, com Rui de Luna (barítono) Marcos Lázaro (violino) e Pedro Vieira d’Almeida (piano), dedicado ao acervo musical da Rainha D. Amélia. Este evento contou com a presença de David Lopes, administrador da Instituição, e de Joana Vasconcelos, reconhecida artista plástica.
Durante todo o dia decorreram visitas temáticas e oficinas para famílias com crianças, que incluíram também o Museu dos Coches.
Fundado em 1905, o Museu de São Roque abriga um dos mais importantes acervos de arte sacra de Portugal, com destaque para a coleção de peças associadas à Igreja de São Roque e à Companhia de Jesus. As celebrações do último sábado foram também um testemunho vibrante do papel do Museu de São Roque na preservação da história e cultura nacionais.