Assinala-se esta segunda-feira, 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro, uma data que pretende reconhecer o trabalho diário dos profissionais da área em prol da saúde dos outros, seja nos momentos mais difíceis de verdadeiras crises e catástrofes, seja nos cuidados do dia a dia de cada um.
A efeméride foi criada pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros e comemora-se no dia do aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna, no Século XIX.
Na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, cuidar do outro é uma das prioridades e a Saúde é um pilar-chave, em grande parte assente na capacidade das equipas de enfermagem da Instituição. Nas diversas áreas de atuação, espalhadas por vários equipamentos, estes profissionais ajudam todos os dias a cumprir a missão iniciada há mais de 500 anos, através da sua dedicação, empenho e sentido de responsabilidade.
Numa mensagem conjunta, sete responsáveis da área de enfermagem da Santa Casa deixam um agradecimento especial a todos os profissionais nesta data simbólica:
Muito obrigada pela vossa força, tenacidade e resiliência!
Muito obrigada, gente de branco, pelo vosso brilho e por voltarem uma e outra vez, ao ponto de partida, com o mesmo empenho e determinação, permanecendo de pé, nos momentos mais duros!
Muito obrigada por estudarem sempre, ainda que muitas vezes cansados e até exaustos, para continuarem atualizados e a prestar os melhores cuidados de saúde, qualquer que seja a complexidade e a exigência! Por dizerem aos os vossos filhos que o papá ou a mamã têm de ir trabalhar e vão voltar logo, e os abraçam e lhes dizem que os amam, e quantas vezes viram costas – e como isso dói até às profundezas do vosso ser – , mas, ainda assim, têm de ir! Por ajudarem alguém a agarrar uma nova vida quando tudo parecia devastadora e irremediavelmente perdido. E também por permanecerem ao lado de alguém que tem medo da morte e, com a vossa presença, conseguirem que viva com serenidade os seus derradeiros e últimos momentos de vida!
Muito obrigada por salvarem, tantas vezes, também com palavras, e por tão bem interpretarem olhares e emoções, por aliviarem o sofrimento, por entenderem o melhor e o pior da natureza humana, e também por sorrirem, por abraçarem, por chorarem e por estarem, afinal, sempre ali, à distância de uma mão, de um abraço, de um cuidado mais diferenciado e de um “eu estou aqui”.
Muito obrigada por considerarem que todos são iguais e respeitarem tanto todas as diferenças e também por sabermos que podemos contar sempre, sempre convosco!
Muito obrigada por este dia, por estarem aqui e por serem Santa Casa!
Enf. Maria João Alves – Direção de Saúde
Enf. Rodrigo Ramos – CMRA
Enf. Ana Martins – HOSA
Enf. Daniela Cordeiro – UCCI Maria José Nogueira Pinto
Enf. Júlio Veríssimo – UCCI São Roque
Enf. Sérgio Sebastião – UCCI Rainha Dona Leonor
Enf. João Geraldo – Residência Raquel Ribeiro