logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Santa Casa Jazz Fest de regresso a Lisboa

Santa Casa Jazz Fest de regresso a Lisboa

Entre 22 e 25 de maio, os sons do jazz voltam a encher o Convento de São Pedro de Alcântara (no Bairro Alto) e a Quinta Alegre (no antigo Palácio Marquês do Alegrete), dois dos mais emblemáticos edifícios da Misericórdia de Lisboa. O Santa Casa Jazz Fest está de regresso, prometendo surpreender os diferentes públicos com a programação diversificada que irá oferecer nesta edição de 2025.

Cultura

Pianista atua em igreja perante plateia

Vários concertos com artistas consagrados e emergentes do panorama nacional irão animar a capital portuguesa durante quatro dias, os quais contarão igualmente com as apresentações da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas. O Santa Casa Jazz Fest, uma iniciativa que se repete pela segunda vez, só é possível mediante a parceria inédita entre a Misericórdia de Lisboa e o histórico Hot Clube de Portugal (HCP), com as duas entidades a estarem unidas no compromisso de promover a cultura e a música jazz em Lisboa, este ano também com o apoio da autarquia lisboeta, através do Lisboa Cultura.

“O programa pretende dar a conhecer as várias vertentes do jazz contemporâneo praticado em Portugal, com a ideia da complementaridade de estéticas e revelando sempre diferentes visões artísticas e práticas musicais singulares e apelativas”, explica Pedro Moreira, presidente do HCP.

Por outro lado, a responsável pela Direção da Cultura da Santa Casa, Teresa Nicolau, prefere destacar a diversidade de públicos que acorrem ao Santa Casa Jazz Fest: “No festival, existem públicos muito diferenciados. Temos as pessoas que vêm ouvir os concertos da Escola de Jazz, como os que assistem aos concertos com nomes do jazz português bastante conceituados”.

Nesta sua segunda edição, o Santa Casa Jazz Fest retoma algumas das suas principais linhas de orientação, com o jazz a criar um “espaço de liberdade, de expressão e de partilha”, acrescenta o responsável, destacando ainda o “carácter intimista dos espaços” onde irão decorrer as apresentações: o Convento de São Pedro de Alcântara e a Quinta Alegre, que irão transformar-se em locais de convívio e de promoção do jazz.

A primeira edição do Santa Casa Jazz Fest ocorreu em 2024, no âmbito das comemorações organizadas pela Santa Casa para assinalar o 50º aniversário do 25 de abril de 1974.

Quer saber o que o espera no Santa Casa Jazz Fest? Leia a mini-entrevista com Teresa Nicolau.

Teresa Nicolau

Teresa Nicolau, a responsável pela Direção da Cultura da Santa Casa

“Queremos trazer à nossa casa o maior número de pessoas”

Teresa Nicolau é uma experiente jornalista especializada nas Artes e na Cultura que, desde 2023, desempenha as funções de Diretora da Cultura da Misericórdia de Lisboa. Nesta curta entrevista, a responsável explica a aposta da Santa Casa neste evento exclusivamente dedicado ao jazz e as expetativas da instituição para a edição deste ano.

Porquê a realização deste evento em edifícios da Santa Casa?

O Santa Casa Jazz Fest nasceu há um ano com a intenção de abrir espaços do património cultural – que é absolutamente extraordinário – da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Sendo o convento de São Pedro de Alcântara um sítio absolutamente central, quis a Direção da Cultura fazer com que este género de evento acontecesse dentro da nossa casa.

Quais as expectativas da instituição relativamente a esta segunda edição do Santa Casa Jazz Fest?

No ano anterior tivemos praticamente os concertos sempre esgotados, com a Igreja de São Pedro de Alcântara bem cheia. Acho que criámos realmente um acontecimento lisboeta. A expectativa é sempre a melhor e esperamos, nesta segunda edição, ter a participação do ano anterior. Esperamos também que esteja sol, para podermos usufruir dos jardins de São Pedro de Alcântara.

Porquê a aposta da Santa Casa num evento exclusivamente dedicado ao jazz?

O Hot Club é uma instituição cultural de Lisboa e não tem, neste momento, um espaço que lhe seja dedicado (dentro da cidade) para poder fazer os seus concertos. Por outro lado, além desta necessidade do Hot Club, houve também a intenção da Santa Casa em oferecer um outro tipo de festival de música, diferente da Temporada de Música em São Roque, que é a nossa “joia da coroa”. Pensámos: porque não criar uma resposta cultural-musical diferente em relação à música que apresentamos todos os anos? Queremos ser o mais ecléticos possível e trazer a nós, à nossa casa, o maior número de pessoas.

 

Para conhecer o programa do Santa Casa Jazz Fest e descobrir todas as novidades da edição deste ano, aceda à página criada propositadamente para este evento:

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas