logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Santa Casa presente em encontro internacional sobre o cuidado infantil

Santa Casa presente em encontro internacional sobre o cuidado infantil

Nos dias 30 de junho e 1 de julho, o Istituto degli Innocenti di Firenze promoveu o encontro internacional “On the 150th anniversary of the closing of the Grated Window – From Caring Places to Caring Societies”, para celebrar os 150 anos do encerramento da histórica “Finestra Ferrata”. O evento aconteceu em Florença e contou com a presença da Santa Casa.

Cultura

duas senhoras e um senhor num encontro em florença

A “Janela Gradeada” era utilizada como ponto de entrega anónima de crianças recém-nascidas ou de bebés, por pessoas que não podiam criá-los. Noutros locais de Itália, usava-se uma estrutura giratória chamada “ruota”, mas em Florença a entrega era feita através desta janela protegida por grades, garantindo o anonimato de quem deixava a criança. Um processo semelhante ao da “roda dos expostos” ou “roda dos enjeitados” da Misericórdia de Lisboa (entre os séculos XVI e XIX), e que consistia num dispositivo cilíndrico usado para o abandono anónimo de recém-nascidos e bebés.

Este marco temporal simboliza a transição das formas tradicionais de acolhimento infantil para abordagens mais modernas e comunitárias de cuidado.

O evento, que aconteceu em Florença, reuniu especialistas, representantes institucionais, profissionais da área e adolescentes, que debateram a evolução dos sistemas de cuidado, o compromisso social e a promoção do bem-estar e inclusão das crianças.

Entre os convidados esteve Teresa Nicolau, Diretora de Cultura da Santa Casa, que representou a Misericórdia de Lisboa (e Portugal) neste importante fórum internacional. A sua participação contribuiu para o enriquecimento do diálogo sobre políticas sociais, proteção infantil e o papel das instituições culturais no fortalecimento das sociedades cuidadoras.

Ao longo de dois dias, vários painéis abordaram desde a história dos caring places (lugares de cuidado) até os desafios contemporâneos da governança e inovação em acolhimento familiar, além de perspetivas transnacionais, com uma participação muito ativa dos jovens.

Este encontro destacou ainda a importância da memória coletiva e da responsabilidade social na construção de sociedades — promotoras do bem-estar das novas gerações, com reflexões e intercâmbios entre experiências italianas e estrangeiras.

O evento reafirmou o papel do Istituto degli Innocenti na promoção dos direitos das crianças e serviu como plataforma para a reflexão sobre os desafios futuros das políticas de acolhimento e proteção social a nível global.

O Istituto degli Innocenti, fundado no século XV, é uma instituição pioneira na promoção dos direitos das crianças, atuando na proteção, acolhimento e apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. É também reconhecido por sediar e promover eventos, pesquisas e políticas sociais que visam o bem-estar e a inclusão das novas gerações.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas