logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Doze tesouros para descobrir: A Capela de São João Batista revela-se no Museu de São Roque

Doze tesouros para descobrir: A Capela de São João Batista revela-se no Museu de São Roque

No ano em que o Museu de São Roque celebra 120 de existência, e a Capela de São João Batista se encontra em vias de se tornar oficialmente Tesouro Nacional, a Direção da Cultura da Misericórdia de Lisboa convida o público a descobrir, mês após mês, doze peças de um conjunto artístico de valor excecional.

Cultura

Capela de São João Batista

É já no próximo dia 3, quarta-feira, que vai poder fazer uma visita guiada por algumas das peças que compõem a capela de São João Batista no Museu de São Roque. A primeira é o Pálio, construída em Roma para a capela a partir de instruções enviadas de Lisboa.

Surgido na Idade Média, destinava-se a cobrir (e proteger) a mesa de altar onde se celebrava a Eucaristia. A obra apresenta uma decoração de carácter eminentemente simbólico, como se reconhece pela presença da pomba do Espírito Santo ao centro de um resplendor rodeado por nuvens, na parte interna da cobertura, do mesmo modo que evidencia uma grande afinidade com o universo têxtil.

Imagem de Palio baldaquino
Pálio, peça da Idade Média, cuja função era cobrir e proteger a mesa de altar onde se celebrava a Eucaristia.

Em outubro, a peça destacada será o tapete. Com uma composição marcada por emolduramentos arquitetónicos e uma decoração vegetalista exuberante, o tapete da Capela de São João Batista é uma obra única, criada exclusivamente para as cerimónias solenes da Igreja de São Roque. Folhas de acanto, rosas, cravos e tulipas ganham vida numa tapeçaria de seda e fios metálicos, cuja execução exigiu um ano inteiro. A sua fragilidade e beleza tornam esta peça um verdadeiro tesouro têxtil.

O mês de novembro destaca dois objetos litúrgicos profundamente simbólicos:

  • O Turíbulo, composto por um recipiente em forma de vaso para as brasas, uma tampa em torre com orifícios e um manípulo, apresenta uma estrutura arquitetónica com colunas toscanas e entablamento circular. A tampa é decorada com conchas, folhas de acanto e cabeças de anjo, em tudo idênticas às do manípulo. Na Alta Idade Média, o gesto de incensar assumiu um valor espiritual profundo: o corpo do turíbulo representava o corpo de Cristo, as quatro correntes simbolizavam as virtudes cardeais, o fogo remetia ao Espírito Santo e o fumo perfumado às preces dos fiéis elevando-se ao trono de Deus.
  • A Naveta, do latim naviculla (pequena nave), é o recipiente do incenso que acompanha o turíbulo. A peça, concebida por Leandro Gagliardi, apresenta a forma de um galeão e ostenta as armas portuguesas, unindo funcionalidade e simbolismo num design requintado.

A encerrar o ano, dezembro trará a coleção das rendas de bilro (ou rendas barrocas), de grande valor artístico e histórico. Estas peças delicadas, testemunho raro da excelência têxtil barroca europeia ao serviço da arte sacra, foram produzidas com minúcia e delicadeza e utilizadas na ornamentação litúrgica da capela, refletindo o cuidado estético e simbólico dedicado ao culto. A sua execução revela o encontro das mestrias das escolas flamengas e italianas, elevando o trabalho têxtil a uma expressão de espiritualidade e beleza.

Cada visita guiada é uma oportunidade para mergulhar na história, na arte e na espiritualidade que moldaram este património singular. A mostra mensal convida todos (curiosos, estudiosos e amantes da cultura) a redescobrir a Capela de São João Batista com outro olhar.

Para mais informações ou marcações, pode contactar o Museu de São Roque através do +351 213 235 449 ou pelo e-mail museusaoroque@scml.pt

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas