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História
Fundada em 1498 pela Rainha D. Leonor, a Misericórdia de Lisboa sempre mereceu o reconhecimento da cidade graças às suas obras de caridade. Com mais de 500 anos de história, a instituição assume-se hoje em dia como um baluarte da igualdade e respeito pelos direitos de todas as pessoas, prioritariamente dos mais desprotegidos.
CRONOLOGIA
1498
A 15 de agosto de 1498 em Lisboa, no ano em que os navegadores portugueses atingiam a Índia, surgia a primeira misericórdia portuguesa em resultado da especial intervenção da Rainha D. Leonor, e com o total apoio do Rei D. Manuel I.
O desenvolvimento da expansão marítima, da atividade portuária e comercial favorecia o afluxo de gente aos grandes centros urbanos, como era o caso de Lisboa. Gente que vinha à procura de trabalho ou de enriquecimento, numa busca muitas vezes sem frutos. As condições de vida degradavam-se. As ruas transformavam-se em antros de promiscuidade e doença, aglomerando-se pedintes e enjeitados. Também os naufrágios e as batalhas originavam grande número de viúvas e órfãos, e a situação dos encarcerados nas prisões do Reino era aflitiva.
Neste contexto difícil, D. Leonor, rainha viúva de D. João II, resolve instituir uma Irmandade de Invocação a Nossa Senhora da Misericórdia, na Sé de Lisboa (Capela de Nossa Senhora da Piedade ou da Terra Solta), onde passou a ter sede. Ao fim de quase um século de navegações oceânicas, surgia, desta forma, uma nova confraria orientada por princípios estabelecidos no Compromisso (estatuto ou regulamento) da Misericórdia.
1516
O Compromisso originário da Misericórdia de Lisboa foi aprovado pelo Rei D. Manuel I e confirmado pelo Papa Alexandre VI. O documento ter-se-á perdido no terramoto de 1755, mas dele foram tiradas diversas cópias e fez-se uma edição impressa, em 1516, que permitiu a divulgação mais rápida do texto, facilitando a criação de outras misericórdias por todo o Reino e nos territórios de além-mar.
A Misericórdia adotou como símbolo identificador a imagem da Virgem com o manto aberto, protegendo os poderes terrenos, reis, rainhas, príncipes, poderes espirituais, Papas, cardeais, bispos, clérigos ou membros de ordens religiosas. Uma proteção que se estendia também a todos os necessitados, crianças, pobres, doentes, presos, entre outros. O símbolo passou a ser impresso nos compromissos, desenhado em azulejos, esculpido em diversos edifícios e pintado em telas, designadamente nos pendões, bandeiras ou estandartes que cada Misericórdia possuía.
O rápido crescimento do prestígio da Misericórdia de Lisboa trouxe-lhe um maior número de responsabilidades, nomeadamente o apoio às órfãs, e a administração do Hospital Real de Todos-os-Santos, com a incumbência da proteção das crianças enjeitadas. As novas irmandades promoveram ainda a divulgação e prática das 14 Obras de Misericórdia:
Sete Espirituais
- Ensinar os simples
- Dar bom conselho
- Corrigir com caridade os que erram
- Consolar os que sofrem
- Perdoar os que nos ofendem
- Sofrer as injúrias com paciência
- Rezar a Deus pelos vivos e pelos mortos
Sete Corporais
- Remir os cativos e visitar os presos
- Curar e assistir os doentes
- Vestir os nus
- Dar de comer a quem tem fome
- Dar de beber a quem tem sede
- Dar pousada aos peregrinos
- Sepultar os mortos
1534
A eficaz ação da Misericórdia de Lisboa ficou a dever-se ao empenhamento e participação generosa dos membros da Irmandade, ao apoio e proteção da Coroa e a benemerências de diversos particulares. É neste quadro que se compreende a concessão de múltiplos privilégios, bem como a dotação de imponentes instalações, como a nova sede da Misericórdia de Lisboa, mandada edificar por D. Manuel I e concluída em 1534.
- Criação da Misericórdia em agosto de 1498, mas para a celebração dos festejos foi escolhido o dia da Visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel (2 de julho);
- Posteriormente, na Igreja Católica, os festejos da Visitação foram alterados para o dia 31 de maio, pelo que as outras Misericórdias também adotaram esta nova data;
- Esta antecipação, para o dia 31 de maio, foi justificada para que os festejos da Visitação ficassem cronologicamente entre a Anunciação e o nascimento de São João Batista;
- Em 1498 foi escolhido o dia da Visitação para que todos os Irmãos se reunissem para eleição da Mesa;
- A festa da Visitação era celebrada desde a época medieval, mas em 1389, o papa Urbano VI (com o objetivo de terminar o Grande Cisma do Ocidente), instituiu-a no calendário romano no dia 2 de julho;
- Em 1969, porém, o papa Paulo VI moveu-a para 31 de maio, entre a Solenidade da Anunciação do Senhor (25 de março) e a do Nascimento de João Batista (24 de junho), para que ela se harmonizasse melhor com o relato do Evangelho.
1618
Cem anos após a fundação e pressionada por mudanças políticas, sociais e económicas, decorrentes da perda da independência do Reino (1581), a Misericórdia de Lisboa sentiu a necessidade de reformar o Compromisso originário. Pretendia também que a sua orgânica se adaptasse às novas realidades, publicando, por isso, um novo Compromisso em 1618.
1657
Com maiores responsabilidades cresciam as dificuldades financeiras. Criar as crianças expostas, deixadas ao cuidado da Misericórdia, continuava a ser uma das principais preocupações da Irmandade. Mas a Câmara de Lisboa, que devia financiar esta ação, atrasava-se frequentemente nos pagamentos. A Coroa interveio então a favor da Misericórdia, determinando que o Município cumprisse as suas obrigações. Pouco depois, em 1657, instituiu-se a “Meza dos Engeitados” ou dos “Santos Inocentes”.
1668
Para aumentar o apoio às crianças expostas da Misericórdia, durante o período das guerras da independência, de 1640 a 1668, atribuíram-se privilégios às famílias das amas que os acolhiam: durante o tempo da criação, os seus maridos ficavam isentos da milícia, um privilégio que depois se estendeu também aos filhos das amas.
Na época, os chamados “presos da Misericórdia”, ou seja, detidos que eram sustentados pela instituição, beneficiavam de maior celeridade no despacho dos seus requerimentos e eram enviados para o degredo, “soltos” (desacorrentados), sem deixarem fiança. Com a Restauração, estes privilégios foram novamente confirmados.
1750
Ao longo do século XVIII, permaneceram sem solução duas grandes questões: o sustento dos expostos e o financiamento da instituição. Na segunda metade deste século agravou-se, em particular, o processo de receção e criação dos expostos, o que se explicava pelo crescimento do número de crianças enjeitadas e pela dificuldade de contratar amas residentes em Lisboa ou perto da capital. A mortalidade infantil cresceu e o Governo do Marquês de Pombal levou a cabo a reforma do processo da criação, entrega e educação dos expostos, determinando novas regras. A regulamentação Pombalina aumentou, na prática, a intervenção do Estado na vida da Irmandade e na própria administração da Misericórdia.
1768
Novos subsídios foram concedidos para a criação dos expostos. Esta política protetora da Misericórdia de Lisboa culminaria na doação, à Instituição, da Igreja e da Casa Professa de S. Roque, em 1768. Este edifício pertencera à Companhia de Jesus e, ainda hoje, alberga a sede da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Aí, após o terramoto de 1755, foram instalados, convenientemente, os expostos e as órfãs do Recolhimento.
1783
As dificuldades financeiras levariam a Mesa da Misericórdia e os Hospitais Reais de Enfermos e Expostos a solicitar à Rainha D. Maria I que concedesse a permissão de instituir uma lotaria anual, “para acorrer com os lucros della às urgentes necessidades dos ditos dous Hospitaes” (Decreto de 18 de novembro de 1783). Parte dos lucros das lotarias beneficiavam também outras instituições pias e científicas.
1806
No início do século XIX, a situação económica da Misericórdia de Lisboa continuava bastante precária. A dívida passiva continuava a ser preocupante, apesar das medidas para prover a instituição dos meios necessários à condução das suas numerosas ações caritativas.
Os prédios urbanos que contribuíam para a receita da Santa Casa, antes do terramoto, encontravam-se em grande parte arrasados ou danificados. Ainda assim, a Misericórdia de Lisboa continuava a ser um modelo para todas as instituições de beneficência – o príncipe Regente D. João (futuro D. João VI), ordenou, aliás, em 1806 que as misericórdias do Reino passassem a regular-se pelo Compromisso da Misericórdia de Lisboa que, para o efeito, foi reeditado (1818) e amplamente divulgado.
1833
Nessa época de grande instabilidade política, marcada pela Revolução Francesa e pela Guerra Civil, assistiu-se ao declínio da Irmandade. Preocupado com a situação, em 1834, o duque de Bragança, regente em nome da rainha, procedeu à nomeação de uma Comissão Administrativa, autorizada a executar as reformas julgadas mais urgentes, prescindindo assim da participação ativa dos Irmãos da Confraria da Misericórdia de Lisboa.
Constatado o elevadíssimo índice de mortalidade infantil, a Comissão tomou uma série de medidas para melhorar as condições na Casa dos Expostos. O Recolhimento das Órfãs foi transferido para o Convento de São Pedro de Alcântara, doado à Misericórdia por decreto de D. Pedro IV (1833). Também aqui se melhorou o método de ensino nas diferentes classes, estabelecendo-se aulas de escrita, música e de outras matérias consideradas necessárias.
No entanto, apesar de todos os esforços da Comissão, as dificuldades financeiras não diminuíram. Com o aumento do número de crianças entradas na Roda da Misericórdia de Lisboa, muitas das quais oriundas dos concelhos limítrofes, agravou-se consideravelmente a situação económica da Instituição.
1851
Com vista a intervir na origem do abandono de crianças, em 1853, determinou-se que, durante os três primeiros anos de vida, seria concedido um “salário ou esmola” às mães sem recursos, para lhes permitir criar os filhos.
Com o agravamento da pobreza, foi criado o Conselho Geral de Beneficência. O seu objetivo essencial era extinguir a mendicidade. Reformado em 1851, coube-lhe a direção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, dos Hospitais de S. José, S. Lázaro e de Rilhafoles, da Casa Pia de Lisboa e de outros estabelecimentos.
Definiu-se então que a Misericórdia de Lisboa passaria a ser administrada por um provedor de nomeação régia, dois adjuntos eleitos pela Irmandade da Misericórdia (o que nunca veio a acontecer) e dois adjuntos escolhidos pelo Governo. Através do Decreto de 2 de dezembro de 1851, a Comissão Administrativa da Santa Casa foi dissolvida, passando a administração a fazer-se por Mesa nomeada exclusivamente pelo Governo e composta por pessoas que não faziam parte da Irmandade.
1855
As fontes de financiamento da Misericórdia de Lisboa continuavam a ser constituídas, essencialmente, pelos lucros da lotaria, pelo rendimento de prédios e títulos (aplicações financeiras), bem como pela entrada de bens patrimoniais provenientes de heranças, legados e doações. Diversas medidas foram então incrementadas:
- Combate à prática de lotarias extraordinárias que desviavam os lucros da Misericórdia de Lisboa;
- Luta contra a concorrência das lotarias estrangeiras, sobretudo a espanhola;
- Atualização das rendas dos prédios urbanos e rústicos;
- Multiplicação dos rendimentos das aplicações financeiras, através da sua orientação para investimentos mais favoráveis;
- Intervenção, junto dos poderes públicos, judiciais e notariais, no sentido de fazerem cumprir heranças e legados destinados à Misericórdia de Lisboa;
- Investimento na criação de novas fontes de rendimento (como foi o caso da construção dos Banhos Termais de S. Paulo);
- Maior rigor no controlo das despesas e na fiscalização das obras;
- Prestação de contas ao Governo.
Em meados do século XIX, verificou-se uma grande quebra nos lucros gerados pela lotaria. Simultaneamente, em face da aplicação das leis de desamortização, a Misericórdia de Lisboa viu-se obrigada a vender uma parte significativa dos bens imobiliários e a aplicar o produto da venda em títulos do tesouro. Estes fatores, conjugados com as dificuldades de gestão dos expostos, conduziram a um agravamento da crise financeira, que só encontrou solução nas reformas levadas a cabo durante o mandato do provedor marquês de Rio Maior.
1870
Tornara-se difícil suportar os subsídios concedidos a mães mais necessitadas, iniciados em 1853, como forma de estimular a criação e desincentivar o abandono de crianças, mesmo porque estes abonos não evitavam as exposições na roda dos expostos. A solução passou pela reorganização do serviço e, sobretudo, pela regulamentação da forma de admissão das crianças na Roda, impondo uma efetiva fiscalização. A aplicação das medidas previstas nas Instruções Regulamentares sobre o Serviço de Vigilância e Polícia da Roda (1870) levaram a uma drástica redução do número de expostos. Consequentemente, verificou-se uma notável diminuição das despesas, o que permitiu uma atuação mais diversificada por parte da Misericórdia de Lisboa. Foram, além disso, estabelecidos novos subsídios, abrangendo todo o período de aleitação da criança, e passaram a ser atribuídos prémios às mães que, até ao primeiro ano, viessem requerer os seus filhos.
A Misericórdia manteve o serviço clínico externo, destinado às visitadas, que incluía o fornecimento de remédios e dietas. Alargou-se o apoio médico a um maior número de população carenciada e estabeleceram-se regulamentos do serviço clínico, repartindo-se a cidade e as freguesias limítrofes em diferentes áreas ou distritos, onde os pobres passaram a dispor de um médico, de um cirurgião e de uma botica. Em conjunto com as normas, foi publicado o Formulário das Enfermarias da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, indicando as quantidades, os produtos e a forma da sua preparação e administração aos doentes.
1877
Pondo em prática as obras de misericórdia, decidiu-se implementar uma assistência alimentar à população mais carenciada. Assim sendo, em dezembro de 1887, foi criada a Sopa da Caridade, mais tarde chamada de Cozinha dos Pobres. Para esta decisão, muito pesou a verba excessiva que era gasta com o tratamento de doentes pobres, cujos problemas de saúde estavam, geralmente, relacionados com o tipo de alimentação.
1911
No início do século XX, a Misericórdia de Lisboa foi desenvolvendo o socorro assistencial, através de:
- Cuidados prestados a crianças tuteladas e órfãs, orientados para a formação, ensino, higiene e saúde infantil;
- Aperfeiçoamento dos serviços clínicos e de visitação;
- Incremento da assistência alimentar;
- Atribuição de subsídios a diversas instituições públicas e particulares, algumas das quais viriam a integrar-se na Misericórdia de Lisboa, por dificuldades de subsistência.
A República reestruturou a Assistência, através da Lei de 25 de maio de 1911. Este diploma criou a Direcção-Geral de Assistência, que englobava a Provedoria Central de Assistência de Lisboa, responsável pelos estabelecimentos de beneficência, incluindo os Hospitais Civis, a Casa Pia e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
1926-1931
Entre 1926 e 1931, foram integradas na Misericórdia de Lisboa diversas instituições:
- Em 1926, os balneários, serviços dos postos de socorro noturno, serviços de distribuição de subsídios e pensões (da Provedoria de Assistência de Lisboa) e o Instituto de Cegos Branco Rodrigues.
- Em 1927, os lactários infantis (da Câmara Municipal de Lisboa) e o Sanatório de Sant’Ana, na Parede.
- Em 1928, as Cozinhas Económicas, Sopas dos Pobres, Semi-Internatos (o Colégio Araújo, o da Travessa da Alameda e o da Rua Artilharia 1), Pensionato da Rua da Rosa (instalado no Palácio Marquês de Minas), Instituto Infantil da Parede e as Escolas Maternais do Alto de Pina e da Ajuda;
- Em 1931, as creches de Vítor Manuel e a de Nossa Senhora da Conceição (da Associação de Creches-Asilos de Lisboa).
O Estado Novo introduziu reformas significativas. Um dos pontos centrais dizia respeito à criação dos novos centros sociais: o projeto para a assistência na área da cidade de Lisboa considerava a Misericórdia como fonte instrumental e financiadora, fazendo congregar na instituição diversas entidades de assistência e socorro social, tais como os novos Centros Sociais Polivalentes e a Comissão Executiva de Defesa da Família.
1935-1943
Em 1935, a Santa Casa inaugura, na sua sede, o Instituto Médico Central e, em 1943, o Hospital Infantil de S. Roque, com internamento em várias especialidades.
1957-1966
Entre 1957 e 1963, introduziu-se na Misericórdia de Lisboa uma nova ideia de gestão e um maior dinamismo na solução dos problemas. Esta nova orientação traduziu-se no desenvolvimento de acordos de cooperação com muitas instituições de apoio assistencial e no aparecimento de novos serviços como os de Medicina no Trabalho, verdadeiro centro-piloto onde estagiaram médicos e enfermeiros.
O interesse da Misericórdia de Lisboa pelas questões da saúde pública encontraria aplicação na assistência médico-social integrada, uma fórmula característica dos anos 60 que colocava especial foco na medicina preventiva. Foi neste contexto que, em 1965, abriu o Centro de Saúde e Assistência Dr. José Domingos Barreiro, construído em terrenos doados à Misericórdia de Lisboa e que deveria ser modelo de atuação.
O Totobola, criado em 1961, permitiu aumentar as receitas dos jogos sociais. As receitas líquidas eram repartidas, em partes iguais, pela assistência de reabilitação e pelo fomento da educação física e do desporto. Isto possibilitou à Misericórdia criar o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (1966), destinado ao tratamento de acidentados e diminuídos motores.
1974-1991
Depois da Revolução de 25 de abril de 1974, a quebra de receitas provenientes dos jogos, agravada pela descolonização e consequente encerramento das delegações ultramarinas, originou grandes dificuldades financeiras.
Com a criação do Serviço Nacional de Saúde, todos os hospitais centrais, distritais e concelhios passaram para o controlo direto da Secretaria de Estado da Saúde. Inicialmente fora do alcance destas decisões, o Hospital de Sant’Ana e o Centro de Reabilitação de Alcoitão passaram a depender da Direcção-Geral dos Hospitais, pela aplicação do Decreto-Lei nº. 480/77, de 15 de novembro.
No contexto do período revolucionário, muitas instituições de ação social encontraram dificuldades de sobrevivência. Uma vez mais, o Estado optou pela sua integração na Misericórdia de Lisboa: caso dos Bairros Municipais (1975, 1976 e 1977); Casa de Abrigo de Campolide (1976); Creche e Jardim de Infância de Santo António (1978); Parques Infantis de Santa Catarina, São Pedro de Alcântara, Necessidades e Alcântara (1979); Colónia de Férias Infantil de São Julião da Ericeira, Obra Social do Pousal, Internato de Menores do “Alvor”, PRODAC (Associação de Produtividade na Autoconstrução), CASU (Centro de Ação Social Universitário), Orfanato-Escola Santa Isabel (depois designado Aldeia de Santa Isabel), Centro Social da Quinta do Ourives, Centro Social do Bairro das Casas Pré-Fabricadas e Jardim Infantil de Palma e Fonseca (1983).
Em 1978, a Santa Casa valorizou os cuidados de saúde materno-infantis, introduzindo um serviço de Planeamento Familiar.
Em 1979, a Santa Casa criou a sua primeira biblioteca nos serviços centrais da instituição, no Largo Trindade Coelho, que se mantém aberta ao público em geral.
Em 1982, o Hospital de Sant’Ana regressou à dependência direta da Misericórdia de Lisboa, assim como o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, em 1991.
Criados em 1987, os Prémios Nunes Corrêa Verdades de Faria cumprem a vontade expressa em testamento por Mantero Belard.
1994-1998
A Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA), antiga Escola de Reabilitação de Alcoitão, seria reconhecida como estabelecimento de Ensino Superior Particular.
No final do século, mais precisamente em 1998, a Misericórdia de Lisboa definiu uma estratégia para o voluntariado, criando uma estrutura própria para dinamizar esta área de atuação da instituição.
O século XX fica ainda marcado pelo lançamento de novos jogos sociais, com o objetivo de captar maiores receitas para a implementação de outras ações. Especial destaque para o Totoloto (1985), a Lotaria Popular (1987), o Joker (1993; foi suspenso em 2017) e a Lotaria Instantânea (1995; mais tarde designada por Raspadinha).
2001
A viragem do milénio trouxe novos desafios à Santa Casa. Para responder-lhes, a instituição apostou em áreas como a reabilitação urbana para rentabilizar o seu vasto património, ou a promoção do envelhecimento ativo através de uma política de intergeracionalidade transversal a todas as suas áreas de atuação, auxiliando um grande número de idosos que são utentes da instituição, ao mesmo tempo que envolve os jovens nessas respostas.
A necessidade de modernizar os processos de funcionamento e metodologias de intervenção, para acompanhar as novas realidades sociais e combater os efeitos nefastos que delas advinham, esteve na base da elaboração dos novos Estatutos da Misericórdia de Lisboa, aprovados pelo Decreto-Lei nº. 235/2008, de 3 de dezembro.
2004
O ano fica marcado pelo nascimento da nova marca e identidade comercial do departamento de jogos da Santa Casa, sob a designação de “Jogos Santa Casa”. Além deste facto, e com vista a aumentar as receitas dos jogos sociais bem como a distribuição aos seus beneficiários, o Departamento de Jogos da Santa Casa lançou, em conjunto com outros países, o seu jogo mais excêntrico: o Euromilhões.
2008
São aprovados os novos estatutos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde estão clarificados o quadro legal de ação e os principais objetivos e missões da entidade, com especial incidência nas áreas da ação social, saúde, educação, cultura e da promoção do bem-estar e qualidade de vida da população de Lisboa.
2012
Continuando a sua aposta e estratégia na área da saúde, a instituição inaugura, em 2012, a Unidade de Saúde Maria José Nogueira Pinto, vocacionada para cuidados continuados e paliativos.
Com o objetivo de reconhecer quem, apesar da muita idade, ainda é ativo e participativo na sociedade portuguesa, a Associação Portuguesa de Psicogerontologia instituiu, em colaboração com a Misericórdia de Lisboa e a Fundação Montepio, o Prémio Dr.ª Maria Raquel Ribeiro, que distingue seniores com 80 e mais anos, que constituem uma mais-valia para Portugal.
2013
Em 2013, e pela primeira vez na sua história, a SCML começou a investir diretamente na investigação científica e médica de excelência, através da criação das maiores bolsas para projetos em Neurociências desenvolvidos em Portugal. Nascem, assim, os Prémios Santa Casa Neurociências que representam um investimento anual de 400 mil euros, divididos entre dois prémios: Prémio Melo e Castro e Prémio Mantero Belard.
2015
Com o objetivo de ajudar as demais Misericórdias do país a promover causas sociais prioritárias e inovadoras, a recuperar património histórico tantas vezes relegado para segundo plano, a Santa Casa e a União das Misericórdias de Portugal juntaram-se, em 2015, para lançar o Fundo Rainha Dona Leonor.
É lançado, a 9 de setembro, o PLACARD, o primeiro jogo de apostas desportivas à cota de base territorial.
2016
Com interesses e propósitos comuns, a Santa Casa tornou-se parceira da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS). Esta parceria visou garantir o financiamento da continuidade das atividades da FRESS, a realização de projetos de conservação e restauro em património da Santa Casa, a integração de jovens formandos em contexto de trabalho e em cursos da FRESS, bem como o apoio ao desenvolvimento de projetos de caráter inovador, entre outros.
É lançado o M1LHÃO (cujo primeiro sorteio ocorreu dia 30 de setembro) e a aplicação móvel (app) Jogos Santa Casa.
2017
Reforçando a sua aposta na Investigação e Desenvolvimento, foi criado o Prémio João Lobo Antunes, no valor de 40 mil euros. Destinado a licenciados em medicina em regime de internato médico, visa estimular a cultura científica e a investigação clínica na área das neurociências, sem esquecer o princípio de João Lobo Antunes relativo à humanização do ato médico – “os seus pacientes e as suas histórias”.
2018
Com vista à promoção de soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais e ambientais, de acordo com os valores promovidos pela instituição, para a construção de uma sociedade mais solidária e sustentável, a Santa Casa lançou, no dia 1 de outubro de 2018, a Casa do Impacto.
A Casa do Impacto pretende agregar, no mesmo espaço físico, todas as entidades do ecossistema do empreendedorismo social e da inovação social, desde os empreendedores às instituições do terceiro setor, universidades, empresas, programas de aceleração, investidores, filantropos e autarquias, para, deste modo, contribuir para que todos os atores possam trabalhar juntos na criação de projetos com impacto social.
2019
Em fevereiro, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa, as juntas de freguesia da cidade, a Polícia de Segurança Pública e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo deram início ao programa pioneiro “Lisboa, Cidade de Todas as Idades”. O programa tem como missão providenciar uma resposta integrada à população 65+, no âmbito da longevidade, promovendo ações de cidadania participativa com vista a maiores índices de autonomia e independência. Destaca-se particularmente a intervenção da Santa Casa e demais parceiros no Projeto RADAR que, em pouco menos de um ano, georreferenciou cerca de 30 mil idosos, residente nas 24 freguesias da cidade de Lisboa, com o objetivo de perceber em que condições viviam, quais as suas necessidades e que respostas precisavam para terem uma vida autónoma e confortável.
Em agosto desse ano, foi inaugurado o SOL – Saúde Oral em Lisboa, um serviço de odontopediatria, o primeiro especializado de medicina dentária pediátrica da Santa Casa, gratuito e destinado a todas as crianças residentes ou a estudar em Lisboa, dos 0 aos 18 anos (não inclusive).
O ano terminou com o lançamento, em novembro, dos Prémios Santa Casa Longevidade, que vieram reforçar o compromisso da instituição com o programa “Lisboa, Cidade de Todas as Idades”. Estes prémios atribuem, de dois em dois anos, um total de 300 mil euros aos projetos de investigação científica que melhor reponderem a cada um dos eixos estratégicos do programa: eixo da vida ativa, eixo da vida autónoma e eixo da vida apoiada.
2020
Em 2020, trabalhar por boas causas fez ainda mais sentido. Em plena crise de saúde pública, a Santa Casa reforçou a sua ação nas mais diversas áreas de atuação para poder continuar a apoiar quem mais precisa. A pandemia de Covid-19 elevou as fragilidades de alguns setores e provocou um aumento do número de pessoas em situação vulnerável, o que fez com que mais cidadãos procurassem auxílio junto da Misericórdia de Lisboa.
Numa altura em que todos tinham de estar em casa, a Misericórdia de Lisboa foi a casa de milhares de portugueses, aumentando as respostas na linha da frente. Durante a pandemia, continuou a ser um auxílio para cerca de 1700 pessoas, na sua maioria idosos em isolamento social. Auxiliares de geriatria e de apoio comunitário continuaram no terreno, para dar resposta às necessidades dos utentes que beneficiam deste serviço. As unidades de saúde mantiveram-se abertas ao público, com médicos e enfermeiros a garantirem cuidados de saúde. Nas residências permanentes e assistidas, os utentes contaram com todo o apoio durante o primeiro confinamento, decretado em março de 2020.
A população +65 anos foi em tudo condicionada pela Covid-19, com a pandemia a fazer aumentar o número de idosos em situação de isolamento. Para combater este flagelo, a Santa Casa reforçou a sua ação no terreno através do Projeto Radar, para poder escutar e cuidar dos problemas da população sénior da capital.
E porque foi necessário também dar resposta às necessidades dos lares, a Santa Casa criou, em parceria com o ABC-Algarve Biomedical Center, a Linha COVID Lares, que disponibiliza apoio 24 horas por dia, sete dias por semana, num projeto desenvolvido com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Mas a Covid-19 também se fez sentir na estabilidade emocional dos portugueses, que, de um momento para o outro, viram as suas vidas condicionadas e o futuro comprometido. A Casa do Impacto, o hub de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, lançou o acalma.online, como resposta aos efeitos da pandemia na saúde mental. A plataforma de apoio psicológico online e gratuito foi um suporte fundamental para as centenas de pessoas que usufruíram deste auxílio.
Também o setor da cultura ficou em “estado de emergência” com a Covid-19, razão pela qual a Santa Casa uniu esforços com mais três entidades para criarem o Fundo de Solidariedade Com a Cultura, medida concebida para apoiar os profissionais do setor cultural, cuja subsistência tenha ficado em causa devido à perda de rendimentos provocada pela pandemia.
No último trimestre do ano, a Misericórdia de Lisboa reforçou a sua ação na área da saúde. A Clínica de Chelas foi doada à instituição e a aquisição do Hospital da Cruz Vermelha foi formalizada.
Apesar de a pandemia ter afetado as receitas das vendas dos Jogos Sociais do Estado, com uma quebra na ordem dos 40% face a 2019, a Santa Casa deu início, em 2020, à expansão da rede de mediadores dos Jogos Santa Casa em diferentes áreas do país (continente e ilhas). Este reforço, concluído em 2021, acrescentou mais 1500 novas mediações, num robusto contributo para a sustentabilidade, revitalização e estabilização da economia social do país.
2021
Ainda em plena pandemia, 2021 verificou-se como um ano de retoma a vários níveis, sendo necessário acrescentar às respostas tradicionais da Santa Casa novas formas de atuar, inovadoras e até disruptivas. Como tal, foi um ano em que a instituição se empenhou em projetos dirigidos aos públicos mais vulneráveis, tendo como prioridade a intervenção nas áreas da longevidade, pobreza, empregabilidade das pessoas com deficiência e dos cuidados continuados integrados.
No dia 1 de maio, coincidindo com o Dia do Trabalhador, a Santa Casa lançou a Valor T – Agência de empregabilidade dedicada a pessoas com deficiência, que nasceu com o objetivo de ajudar, apoiar e suportar pessoas com deficiência na construção de carreiras profissionais estáveis e adequadas às capacidades de cada uma, contribuindo para a transformação das suas vidas através da empregabilidade.
2022
Após dois anos plenos de grandes incertezas provocadas pela pandemia de Covid-19, o ano de 2022 assumia-se como auspicioso e desafiante. Perante uma “nova realidade” e um mundo “virado do avesso”, a Santa Casa adaptou-se e continuou a sua jornada com mais de cinco séculos “Por Boas Causas”, devolvendo às pessoas uma normalidade tranquilizadora e um compromisso renovado de apoiar quem mais necessita.
Num ano marcado pelo início da guerra na Ucrânia e com o enorme fluxo de refugiados, a instituição disponibilizou-se, desde a primeira hora, a criar condições de integração destas pessoas na sociedade portuguesa.
Tendo como pano de fundo o evento da Jornada Mundial da Juventude 2023, a instituição e a Renascença estabelecem uma parceria para refletir sobre os maiores problemas e desafios sentidos por este público. Ainda neste âmbito, lançam em conjunto o Grande Prémio Jornalismo Jovem.
Foi, também, um ano em que a instituição estendeu a sua intervenção em matéria de infância e juventude para fora da cidade de Lisboa. Depois de Vila Franca de Xira, Amadora e Mafra, foi a vez de Oeiras receber uma resposta da Misericórdia de Lisboa centrada na promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens.
Já no final do ano, a instituição aumentou a sua capacidade de resposta na área da primeira infância com a inauguração da creche do Desagravo. Também o Centro de Acolhimento Infantil do Bairro da Boavista foi reaberto, após obras de reabilitação.
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