O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa acolhe, no dia 24 de outubro, o workshop final do projeto GreenCity4Aging, dedicado aos efeitos dos passeios verdes urbanos na mobilidade, integração social e combate ao idadismo.
O encontro abre com as intervenções do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Paulo Sousa, da reitora do ISCTE, Maria de Lurdes Rodrigue, e da diretora do CIS-ISCTE, Carla Moleiro, seguindo-se a apresentação dos resultados do projeto pela equipa de investigação.
Durante a manhã, realizam-se duas mesas-redondas. A primeira, “Growing Older, Living Greener: A Gerontological Perspective”, conta com a intervenção de Moritz Hess, do Hochschule Niederrhein, Teresa Marat-Mendes, do ISCTE, Ana Louro, do IGOT, e moderação de Síbila Marques, do ISCTE. A segunda, subordinada ao tema “New Forms of Mobility: Cycling Infrastructure & Behaviour Change”, inclui intervenções de Willem Snel, da Mott MacDonald, e contributos de Bruno Maia, da EMEL, Rosa Félix, do IST, e André Samora-Arvela, do ISCTE.
A sessão da tarde inicia-se com uma síntese dos resultados do projeto, por Síbila Marques, e a apresentação do processo de envolvimento dos participantes, por Filomena Gerardo, da Misericórdia de Lisboa. Segue-se a mesa-redonda “Equidade em Movimento: Participação Pública e Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, com participações de Pedro Homem Gouveia, da Polis Network, Pedro Navel, da Câmara Municipal de Lisboa, Mário Alves, da Estrada Viva, e Elisabete Arsénio, do LNEC, moderada por Sara Eloy, do ISCTE.
Promovido pela Santa Casa e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o GreenCity4Aging é um projeto que cruza ciência, urbanismo e envelhecimento ativo, procurando soluções sustentáveis para melhorar a qualidade de vida das populações mais velhas nas cidades.
Participe!
O evento é de participação gratuita, mediante inscrição.
Mais informações em: https://greencity4aging-iscte.hub.arcgis.com/