“Click! Olhares entre filmes e fotografias” é o título da obra que irá representar a Misericórdia de Lisboa, uma obra em forma de fotolivro, no qual “cinco histórias distintas apresentam diferentes universos transformados em fotofilmes”, como é o caso de uma menina emigrante que chega a uma escola nova, um maluco que persegue pessoas na mata, um assassino cego no encalce de um grupo de jovens, um rapaz sonhador de monstros e um inusitado cão flamejante.
As histórias e as fotografias são da autoria de Yasmin Silva, Rosinha Brito, Tatiana Baptista, Diego Silva, Salvador Fradão, jovens do grupo de Animação Socioeducativa do Centro Social Polivalente do Bairro Padre Cruz, que contaram ainda com a ajuda dos demais colegas. Com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, os jovens autores integram o grupo dos Artistas Secretos Especiais, um projeto sob orientação de Sara Cruz (Monitora de Tempos Livres) e de Pedro Augusto (Animador Sociocultural).
A participação da Santa Casa num dos mais importantes eventos de fotografia de Lisboa remonta há alguns meses, com o envio do fotolivro com as cinco histórias criadas e fotografadas pelos jovens da instituição para a organização da Feira do Livro de Fotografia. A iniciativa gerou frutos: o trabalho produzido foi selecionado para estar presente no evento.
Uma experiência que promete ser “diferenciadora” para os jovens artistas, segundo Sara Cruz, uma das mentoras dos Artistas Secretos Especiais, devido à “exposição em público de uma criação dos jovens”, aliada à promoção da expressão artística e da participação cultural.
Lançada em 2010, a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa apresenta-se como um certame que agrega praticantes e amantes de fotografia, sendo ainda um local onde se pode consultar ou comprar livros com trabalhos fotográficos. A exposição permite ainda o contacto direto com fotógrafos, editores, livreiros e outros profissionais do contexto do livro e da fotografia.
Além do Mercado de Fotolivros, o evento irá integrar uma Exposição de Maquetas, um espaço de autores e pequenos editores, assim como uma zona reservada à apresentação de projetos fotográficos autorais, entre muitas outras surpresas.
Patente de sexta a domingo no Arquivo Municipal de Lisboa, a 15.ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa estará de portas abertas a todos os que a queiram visitar. Para mais informações, consulta do programa e horários, aceda à página do Arquivo Municipal de Lisboa.