Um ato de amor que marca significativamente a vida de quem dá e de quem recebe: possivelmente esta será a frase que melhor define o voluntariado, a mesma que motivou cerca de 20 jovens a colocar mãos à obra, a munir-se de pincéis, trinchas e esfregonas e a dedicar várias horas na limpeza e pintura do nº 9 da Calçada da Glória, o novo local de ensaios da Orquestra Geração.
A ação de voluntariado – uma verdadeira operação de makeover, digna dos mais conhecidos programas televisivos – decorreu ao longo de três dias, no passado mês de outubro, juntando 11 participantes do Voluntariado Corporativo da empresa Mondelez e sete voluntários da Misericórdia de Lisboa. Em comum, todos partilharam o mesmo objetivo: dedicar uma parte do seu tempo a ajudar quem mais precisa, neste caso os dotados músicos da Orquestra Geração, o projeto artístico e de inclusão social destinado às crianças e jovens a cargo da instituição.
Já a ensaiar nas novas instalações da Calçada da Glória, quinta-feira foi o dia em que os músicos (crianças e jovens) retribuíram o que lhes tinha sido dado pelos voluntários. Durante cerca de 30 minutos, os artistas da Orquestra Geração (com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos) mostraram do que são capazes, surpreendendo os voluntários com o reportório musical do grupo de iniciação. Uma forma de agradecimento que valeu mais do que mil “obrigadas” e que não deixou ninguém indiferente.
Uma união de esforços em prol de quem mais precisa
Estar ao serviço de uma causa sem esperar nada em troca foi o que juntou dois grupos de voluntários na intervenção de remodelação do nº9 da Calçada da Glória, local onde antes funcionava a antiga creche da Santa Casa. Constituído por 11 jovens, o primeiro grupo de voluntários trabalha na empresa Mondelez, uma multinacional da área do setor alimentar que tem vindo a fazer um forte investimento em programas de impacto social. Este ano, a Santa Casa foi a parceira escolhido pela empresa, que ainda doou alguns dos seus produtos pelas crianças e jovens da Orquestra Geração.
Já o segundo grupo que participou nesta ação de remodelação é composto por jovens que fazem parte da base de dados de voluntários regulares da Santa Casa. Com uma média de idades a rondar os 25 anos, estes participantes dedicaram cerca de 30 horas de voluntariado à intervenção do edifício da Calçada da Glória. Do trabalho dos dois grupos resultaram as instalações ideais para inspirar os jovens músicos da Orquestra Geração.
Recue ao passado mês de outubro e veja os jovens voluntários da Santa Casa “no terreno”, a intervencionar o novo local de ensaios da Orquestra Geração: