A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa promoveu esta quarta-feira, 10 de dezembro, uma cerimónia especial, na Sala de Extrações, para homenagear publicamente o trabalho incansável dos seus cerca de 600 voluntários.
A iniciativa serviu também para valorizar o contributo fundamental dos voluntários que, com generosidade, solidariedade e dedicação, fazem a diferença na vida de muitas pessoas na cidade de Lisboa.
Dar, mas sobretudo, receber. É nesta troca que este conjunto de “heróis e heroínas” sustentam o seu voluntariado. “Muitas vezes as pessoas pensam que fazer voluntariado é só dar de nós. Eu dou e recebo sempre alguma coisa. Há uma troca de saberes, muitas vezes sem darmos conta. Sempre fui assim toda a vida”, explica José, voluntário há 5 anos.
Os dias parecem não ter fim para José, que ainda espalha o seu tempo pela família e o clube do coração, o Benfica.
“Sou o que sou hoje também por fazer voluntariado. Pensei durante anos que tinha que dar um pouco de mim a ajudar quem precisa e esta foi a forma que encontrei de o fazer. Tal como num jogo de futebol, o que conta é o coletivo, e aqui é a mesma coisa”, frisa, José.
“O nosso obrigado. Esta Casa também é vossa”
Luís Rego, administrador da Santa Casa, abriu a sessão de homenagem e deixou uma mensagem de agradecimento a todos os voluntários da Santa Casa, salientando que a instituição não seria a mesma eles.
“Obrigado por nos horarem com a vossa generosidade, compromisso e resiliência, porque ajudar nem sempre é fácil”, sublinhou o administrador, acrescentando que, “do lado da Santa Casa, tudo faremos para continuar a honrar o vosso tempo e a dedicação de apoiar e ajudar os outros”.
Além da presença de muitos voluntários da “Casa”, a cerimónia, que encheu a Sala de Extrações, contou ainda com uma mesa redonda, moderada por Ana Isa, da Unidade de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Santa Casa, e com a participação de Joana Silva, da Junior Achivement Portugal, Ana Azevedo, da Fundação AGAES, de Marta Santos, da Sair da Casca e de Hugo Caixaria, do Cetro de Dia Rainha D. Maria I.
Saiba mais sobre o nosso voluntariado, aqui.