A Brotéria recebe, esta quinta-feira, 15 de janeiro, a apresentação pública da obra “Nº 907. Esta se chama Maria”, da autoria do Padre João Sarmento SJ. A peça é parte da exposição “Filhos de Todos… Filhos de quem? Os expostos da roda de Lisboa”, que está patente na Galeria de Exposições Temporárias do Museu de São Roque.
A sessão na Brotéria está marcada para as 18h30, com a presença do artista. De seguida haverá uma conversa sobre a espiritualidade na arte, com a participação da pintora Graça Morais, de João Sarmento SJ, de Francisco d’Orey, coordenador da exposição, e de Helena Mantas, curadora da mostra. A moderação ficará a cargo de Teresa Nicolau, diretora da Cultura da Santa Casa.
A exposição “Filhos de Todos… Filhos de quem? Os expostos da roda de Lisboa” decorre até 29 de março e visa criar pontes entre a história dos sinais das crianças expostas, bilhetes manuscritos, objetos e imagens, e leituras contemporâneas sobre a identidade, o cuidado e a memória.
A Misericórdia de Lisboa conserva perto de 90 mil sinais de expostos, organizados em cinco séries documentais, com datas entre 1658 e 1939. Trata-se da maior coleção de documentos deste tipo a nível mundial. A exposição integra-se na candidatura destas séries ao Registo Internacional da Memória do Mundo da UNESCO, apresentada em parceria com outras instituições nacionais e internacionais.