Início / Cultura / Arquivo histórico / Sinais de Crianças Expostas
Sinais de Crianças Expostas
Os “sinais” das crianças expostas na roda de Lisboa constituem um dos ex-libris do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Estes “sinais” são compostos, na sua maioria, por um “bilhete”, ou seja, um documento textual, normalmente em suporte de papel, no qual o progenitor, ou alguém por ele, registava informação sobre o menor, considerada necessária ou útil. O “sinal” servia essencialmente como marca e elemento individualizador da criança, mas, por vezes, era também aproveitado para registo, entre outros, de angústias, das causas da exposição e, também, de transmissão de pedidos relativos ao futuro da criança.
OS SINAIS
Além do bilhete, alguns destes documentos eram acompanhados de outras peças que, de um ponto de vista simbólico, visavam colocar a criança exposta sob proteção, resguardo ou intercessão de um elemento divino (imagens de santos, medalhas, crucifixos, etc.), profano (amuletos, trevos, figas, cartas de jogar, etc.), ou mesmo afetivo (fitas, bordados, meias, madeixas de cabelo da mãe, etc.).
Esta série documental é composta por mais de 86 700 "sinais", o que torna este arquivo um dos mais significativos em termos numéricos e de abrangência cronológica.
SINAIS DE CRIANÇAS EXPOSTAS
Criança exposta n.º 708 de 1791
Sinal de Joaquim Ferreira
Dimensão e suporte: 1fl.; papel e tecido.
Âmbito e conteúdo: Criança do sexo masculino, nascida no dia 6 de julho de 1791. Inclui uma fita cor-de-rosa e uma bolsinha de seda branca, com motivos geométricos amarelos e castanhos, a envolver meia pagela de Nossa Senhora das Dores.
Vídeos
Sinais de Expostos – Conservação e restauro
As histórias dos bebés da roda | Diário de Notícias
13 de abril de 2019
Sinais | Expresso Diário
9 de julho de 2014
Sinais dos Meninos Expostos | SIC
10 de julho de 2014
Contactos
Arquivo Histórico
Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa
+351 213 235 738
arquivo.historico@scml.pt
Sala de Leitura Vítor Ribeiro
Dias úteis: 9:30 – 17:00
A requisição de documentos deve ser feita até 30 minutos antes do encerramento.