Inovação e Empreendedorismo

A Santa Casa aposta na promoção e aceleração do empreendedorismo e a inovação social, desde projetos inovadores com configuração non profit no quadro da economia social, às organizações híbridas (non profit e for profit) que visam gerar impacto através dos seus bens e serviços, as chamadas Social Purpose Organisations (SPO), em ambos os casos, alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030.

 

Casa do Impacto

A Casa do Impacto ocupa um lugar central, desde a sua fundação em 2018, no ecossistema do empreendedorismo e inovação social, juntamente com as principais referências nacionais e internacionais. Essa forma de ser e de estar resulta numa grande mobilização do ecossistema, correspondendo a uma forma inovadora de incubação e aceleração para o impacto na sociedade.

 

Modelo de Incubação

A comunidade até agora apoiada conta com algumas das startups de impacto mais experientes do ecossistema. O intuito é crescer e aumentar o número de startups, empreendedores, artistas e ativistas, que querem criar impacto positivo. A call permanece em aberto para o espaço de cowork, office space e cowork virtual.

Os candidatos selecionados beneficiam de espaço de trabalho, mas também de acompanhamento personalizado dos seus projetos e acesso total aos eventos e iniciativas da comunidade.

Os finalistas dos programas de aceleração e outros nomeados por mérito, também beneficiam de um período de incubação e acompanhamento dos seus projetos na Casa do Impacto.

ACAP

Residente Casa do Impacto

Metodologia comprovada internacionalmente, que fornece à pessoa reclusa condições para a sua recuperação e reintegração na sociedade

Africa Educational Trust

Residente Casa do Impacto

ONG que trabalha para criar oportunidades de educação a crianças e comunidades de nações africanas vítimas de exclusão

Academia de Código

Residente Casa do Impacto

Bootcamps intensivos que transformam desempregados em programadores de sucesso. Ensino de programação nas escolas com a plataforma Ubbu

Give & Take

Residente Casa do Impacto

Laboratório colaborativo focado em encontrar formas de capacitar organizações e indivíduos a explorar novas formas de interagir com o dinheiro

Speak

Residente Casa do Impacto

Programa de partilha de línguas e culturas entre migrantes e locais que promove a inclusão, o multilinguismo e democratiza a aprendizagem

Maze

Residente Casa do Impacto

Aceleradora europeia de startups para ventures de impacto de base tecnológica. Programa: 3 meses de aceleração (com bolsa) e 6 meses de apoio

Kind Mind

Residente Casa do Impacto

O ensino da meditação como veículo entre indivíduos saudáveis e felizes e sociedades mais sustentáveis e produtivas

IES - Social Business School

Residente Casa do Impacto

Escola de negócios focada na inovação social e em soluções de negócio sustentáveis, que oferece formação, investigação e consultoria

55+

Residente Casa do Impacto

Programa que promove a vida ativa e o conhecimento de pessoas com +55 anos que prestando serviços de qualidade e confiança nos seus bairros criam redes de apoio informal

Go Parity

Residente Casa do Impacto

Intervenção nas escolas através de jogos: experiências de aprendizagem significativas, divertidas num ambiente inclusivo e envolvente

My Polis

Residente Casa do Impacto

Aceleradora europeia de startups para ventures de impacto de base tecnológica

Spot Games

Residente Casa do Impacto

Intervenção nas escolas através de jogos: experiências de aprendizagem significativas, divertidas num ambiente inclusivo e envolvente

Modelo de Capacitação

Um dos focos operacionais é a capacitação. Estimulando a geração de novas ideias e capacitando projetos através de programas, mentoria e encontros (eventos abertos à comunidade) que promovem conhecimento.

RISE for Impact

RISE for Impact

Programa de aceleração, destinado a projetos em fase de desenvolvimento e validação da ideia, produto ou serviço e/ou do modelo de negócio. Procura empreendedores motivados, que promovam soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais e ambientais, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU.

 

 

mazeX

Maze X

Programa de aceleração de impacto europeu, desenvolvido pela MAZE, a Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Edmond de Rothschild, com residência na Casa do Impacto.

 

 

Hub menos

Menos hub

Programa de aceleração que ajuda a criar micronegócios. A startup de impacto convida empreendedores desempregados, inscritos no IEFP, a juntar-se aos vários programas de aceleração com duração de duas semanas, que decorrem ao longo do ano, em vários locais, incluindo na Casa do Impacto.

 

Workshops

De curta duração para inspirar, capacitar e desenvolver competências em áreas específicas do empreendedorismo e inovação, desenhados e facilitados pela Santa Casa e pelos parceiros e residentes da Casa do Impacto..

É necessário investir de forma inteligente e inclusiva para promover a evolução do ecossistema, de forma a:

  • Apoiar de forma integrada e colaborativa, projetos de negócio social sob uma visão de mudança do mundo à luz dos 17 ODS da Agenda de 2030;
  • Obter uma visão de longo prazo do investimento para o impacto, apoiando os projetos em todas as suas etapas, desde a ideação e teste, à escalabilidade, consolidação organizacional, expansão, replicação e internacionalização.

 

A avaliação de impacto é uma fonte de aprendizagem fulcral, seja para fundamentar inovações sociais e novos projetos ou para avaliar o impacto das mudanças geradas pelos projetos e negócios sociais nos seus stakeholders. A Casa do Impacto visa democratizar o acesso à avaliação de impacto e, em simultâneo, colaborar com organizações de referência para medir o alinhamento com os ODS de 2030.

+plus

+PLUS

Programa de investimento para o impacto, que distribui anualmente 500 mil euros para testar novas ideias com potencial de impacto social e ambiental, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Apoia o desenvolvimento de organizações sustentáveis, com ideias inovadoras e resultados comprovados.

 

Os projetos são selecionados para um dos dois mecanismos de apoio do +PLUS, em função de estarem em fase de testing ou early stage: +SCALING +SEED.

 

SantaCasaChallenge

Santa Casa Challenge

Concurso que promove soluções tecnológicas inovadoras que originem dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação, exequíveis do ponto de vista tecnológico.

 

projectosdeimpacto

Projetos de Impacto

Esta iniciativa financia e ajuda a potenciar projetos inovadores em várias áreas, estimulando ainda a filantropia estratégica. Emprego, proteção social, justiça, educação, saúde e inclusão social são alguns dos campos de atuação visados. Integrados nesta iniciativa estão dois mecanismos de apoio distintos – “Parcerias para o Impacto” e “Títulos de Impacto Social” – que integram as ferramentas de investimento da iniciativa pública “Portugal Inovação Social”.