Início / Ação Social
Ação Social
A Ação Social é o coração da atividade da Misericórdia de Lisboa. Diariamente, contribuímos para o bem-estar das pessoas, nas diferentes fases da sua vida, prevenindo situações de desigualdade e carência socioeconómica, vulnerabilidade e exclusão social.
Infância, juventude e família
Desde a sua fundação que a Santa Casa assume um papel cuidador nas áreas da infância e juventude. Atualmente, priorizamos a intervenção para prevenir o agravamento de situações de exclusão e a especialização das respostas de promoção e proteção.
População +65
Na nossa intervenção de proximidade, prestamos serviços e desenvolvemos atividades no sentido de promover a manutenção da autonomia, a melhoria da qualidade de vida e diminuição do isolamento das pessoas idosas.
Apoio à família
Nesta estrutura aberta à comunidade, disponibilizamos um conjunto de serviços e atividades em prol da prevenção da exclusão social e da melhoria da qualidade de vida de indivíduos/ famílias, em situação de fragilidade e vulnerabilidade social.
População em risco
A Santa Casa proporciona um conjunto de respostas de atendimento destinadas a apoiar indivíduos sem residência fixa ou em trânsito na cidade de Lisboa e que se encontram em situação de emergência ou risco social.
Atendimento social
O atendimento e acompanhamento social é uma resposta dirigida a indivíduos e famílias com o objetivo de minimizar e/ou solucionar situações de vulnerabilidade. É assegurada por equipas generalistas e por equipas de apoio a situações de primeira vez.
Apoio à deficiência
Respostas sociais destinadas a pessoas com deficiência, desde acolhimento residencial à prestação de cuidados de saúde e de reabilitação, apoiando crianças, jovens e adultos com deficiência, e as respetivas famílias, em centros especializados.
Acompanhamento terapêutico
Consiste em assegurar o cuidado de pessoas com necessidades de acompanhamento terapêutico, em particular quando desinseridas do seu meio sociofamiliar e económico, prestando informação pertinente, encaminhamento e apoio adequados.
Residência Raquel Ribeiro
Destinada ao acolhimento temporário de pessoas com mobilidade condicionada, que necessitem de cuidados de reabilitação e estabilização do estado geral de saúde, concentrando no mesmo espaço diversas valências.
PESQUISA
Encontre mais informação aqui.
notícias relacionadas

Equipamentos informáticos cedidos pela multinacional de serviços aeroportuários serão distribuídos por outras valências onde sejam necessários.
Menzies Aviation doa 48 computadores ao Centro Social Polivalente do Bairro Padre Cruz
A empresa Menzies Aviation, uma multinacional de serviços aeroportuários, doou 48 computadores e outros acessórios de informática ao Centro Social Polivalente do Bairro Padre Cruz,

O encontro realiza-se a 9 de fevereiro, na Sala de Extrações da Santa Casa, e pretende ser um momento de partilha de experiências, reflexão e convívio, reunindo parceiros, radares comunitários, cidadãos e especialistas na área do isolamento social e da solidão não desejada na cidade.
5.ª edição das Jornadas RADAR reforçam a resposta comunitária ao isolamento sénior
As 5.ªs Jornadas promovidas pelo Projeto RADAR realizam-se no próximo dia 9 de fevereiro, a partir das 13h30, na Sala de Extrações da Misericórdia de

Protocolo termina este ano e os resultados serão avaliados para decidir os moldes em que a iniciativa poderá evoluir. Até lá ainda há muito trabalho a fazer no combate ao isolamento social dos mais velhos.
RADAR continua a identificar pessoas vulneráveis e a combater o isolamento social dos mais velhos
É mais um dia de trabalho de rua para as mediadoras de proximidade do Projeto RADAR. Hoje vão percorrer algumas artérias da freguesia de São
Perguntas frequentes
Os pedidos de inscrição para as creches, creches familiares ou jardins de infância da Misericórdia de Lisboa devem ser apresentados pelas famílias no próprio equipamento ou no serviço de atendimento e acompanhamento social da sua área de residência. As inscrições decorrem durante todo o ano.
A inscrição na valência de residências para idosos da Misericórdia de Lisboa é feita através do serviço de atendimento e acompanhamento social da sua área de residência.
Para inscrever-se nesta resposta, deverá dirigir-se ao Centro de Dia ou ao serviço de atendimento e acompanhamento social da sua área de residência.
Para esta resposta, os interessados deverão dirigir-se ao serviço de atendimento e acompanhamento social da sua área de residência.
Para ajuda, informação ou orientação de problemas de natureza social e/ou económica deverá dirigir-se ao serviço de atendimento e acompanhamento social correspondente à sua área de residência e marcar uma entrevista.
O pedido para a concessão da autorização para o exercício desta atividade é efetuado mediante requerimento dirigido ao serviço competente do Instituto de Segurança Social, I.P., organismo responsável pela emissão da referida autorização, de acordo com a verificação dos requisitos e condições legalmente estabelecidas.
As pessoas com licença para o exercício de atividade podem apresentar a candidatura na Direção de Recursos Humanos da Misericórdia de Lisboa.
DOCUMENTOS
E-book do seminário “A Criança no Processo Tutelar Cível”, de 22 nov. ‘22
6 MB | PDF
Contactos
Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa
+351 213 235 000*
secretaria-geral@scml.pt
* Custo de chamada para a rede fixa nacional