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Fornecedores
Tendo em vista a prossecução dos seus fins estatutários, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa considera crucial assegurar que os seus fornecedores estejam alinhados e contribuam para o cumprimento dos seus compromissos no âmbito da sustentabilidade, da ética e transparência.
Como compramos
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, enquanto pessoa coletiva de direito privado e utilidade pública administrativa, nos termos do n.º 2 do artigo 1.º dos Estatutos, encontra-se, de acordo com o estatuído no n.º 2 do artigo 2.º, legalmente obrigada ao cumprimento da disciplina aplicável à contratação pública.
No que respeita à fase de formação dos contratos, o Código dos Contratos Públicos apresenta para cada um dos procedimentos pré-contratuais a previsão da respetiva estrutura-base e a regulamentação detalhada das fases que vão desde a decisão de contratar à escolha do procedimento pré-contratual, podendo o respetivo Caderno de Encargos incluir critérios e cláusulas de responsabilidade ambiental e social, dando expressão ao plasmado nas Diretivas 2004/17/CE e 2004/18/CE.
O que compramos
Pela diversidade da sua atividade e alcance de prestação de serviços, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa apresenta um grande volume de compras de bens e serviços.
As principais categorias de bens e serviços adquiridos, em 2019, foram:
- Fornecimento de refeições confecionadas a utentes e colaboradores no âmbito dos serviços prestados e atividades desenvolvidas;
- Honorários de trabalho temporário, sobretudo no âmbito dos serviços prestados pela Ação Social e Saúde;
- Trabalhos especializados, tais como serviços de consultoria, trabalhos especializados de informática ou restauro de obras de arte, entre outros;
Serviços de limpeza das instalações; - Serviços de vigilância e segurança.
1400
Há cerca de 1400 crianças acolhidas em casas de acolhimento no distrito de Lisboa.
+70
Foi possível, no prazo de dois anos, selecionar mais de 70 famílias de acolhimento na zona da grande Lisboa.
1400
Há cerca de 1400 crianças acolhidas em casas de acolhimento no distrito de Lisboa.
+70
Foi possível, no prazo de dois anos, selecionar mais de 70 famílias de acolhimento na zona da grande Lisboa.
1400
Há cerca de 1400 crianças acolhidas em casas de acolhimento no distrito de Lisboa.
+70
Foi possível, no prazo de dois anos, selecionar mais de 70 famílias de acolhimento na zona da grande Lisboa.
No sentido de dar cumprimento ao disposto no artigo 465.º do Código dos Contratos Públicos, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa publica no Portal Base os elementos referentes à formação dos contratos públicos, nos termos definidos na Portaria n.º 57/2018, de 26 de fevereiro.
- Pode consultar os anúncios de aquisições em: https://www.base.gov.pt/
- Os contratos celebrados pela instituição, encontram-se disponíveis em: https://www.base.gov.pt/
Compras sustentáveis
Enquanto grande compradora, a Santa Casa entende que deve influenciar positivamente estas partes interessadas e o próprio mercado, através de um conjunto de instrumentos que tornem as suas compras mais sustentáveis.
POLÍTICA DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assume a sua responsabilidade com o desenvolvimento sustentável para tornar-se numa instituição com baixo impacto ambiental, assegurando a introdução contínua de critérios ambientais e éticos nos processos de compras. O objetivo passa por minimizar os impactos decorrentes da nossa atividade e por criar valor através da promoção da inovação assim como do desenvolvimento de produtos e serviços mais ecológicos e socialmente responsáveis.
PRINCÍPIOS E VALORES
Os procedimentos de compras da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa regem-se especificamente pelos princípios fundamentais definidos pelo Código dos Contratos Públicos a que está vinculada, assim como pelos seguintes princípios:
- Respeito pelo ambiente e promoção da sua preservação;
- Racionalização dos recursos e prevenção do desperdício;
- Qualidade e inovação, promovendo a desmaterialização e melhoria contínua dos seus procedimentos;
- Cooperação com os atores sociais para a sustentabilidade;
- Promoção da inclusão e coesão social;
- Coerência com as demais políticas e estratégias em vigor na Instituição.
Ética e conduta dos fornecedores
O Código de Conduta de Fornecedores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa define as normas não negociáveis que a instituição exige que os seus fornecedores respeitem e cumpram no exercício das relações comerciais que com ela estabeleçam.
Procuramos influenciar positivamente os nossos fornecedores em dimensões como a ética, os direitos humanos e práticas laborais, a segurança e saúde no trabalho, a preservação ambiental e segurança da informação, em respeito das disposições da Declaração Universal dos Direitos Humanos, das Convenções da Organização Internacional do Trabalho e da legislação nacional e comunitária.
O Código de Conduta de Fornecedores é disponibilizado a todos os fornecedores – de facto ou potenciais – no contexto dos processos aquisitivos, nos cadernos de encargos, contratos e notas de encomendas e encontra-se disponível para consulta pública abaixo.
No caso de necessitar de algum esclarecimento sobre o conteúdo do presente Código de Conduta, ou de nos comunicar algum facto ou indício relacionado com o desrespeito dos pressupostos nele contidos em matéria de ética, direitos humanos e práticas laborais, tratamento e proteção de dados pessoais, segurança e saúde no trabalho, direitos de propriedade intelectual, preservação ambiental ou segurança da informação, por favor, contacte: secretaria-geral@scml.pt.
DOCUMENTOS
Código de conduta de fornecedores da SCML
136 KB | PDF
Código dos Contratos Públicos (CCP)
741 KB | PDF
Contactos
Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa
Linha de Esclarecimento aos Fornecedores
707 207 317*
fornecedor@scml.pt
* Custo máximo de chamada de 0,07 € (s/IVA), para o primeiro minuto, e nos minutos seguintes, 0,0277 €/min (s/IVA), no horário normal e de 0,0084 €/min (s/IVA), no horário económico (das 21h às 09h, fins de semana e feriados), com tarifação ao segundo a partir do primeiro minuto.
Direção de compras
compras@scml.pt
Para questões relacionadas com faturação
Núcleo de Informação e Monitorização da Direção Financeira
fatura@scml.pt