logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

30 anos de Raspadinha: um clássico de sorte que conquista gerações

30 anos de Raspadinha: um clássico de sorte que conquista gerações

Lançada em 1995 como “Lotaria Instantânea”, a Raspadinha é hoje um dos jogos mais populares dos Jogos Santa Casa, com mais de 600 edições e um contributo essencial para a missão social da instituição.

Jogos Santa Casa

Cartão da raspadinha

A 31 de julho de 1995, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lançava aquele que se viria a tornar num dos jogos mais icónicos e acarinhados pelos portugueses: a Lotaria Instantânea.

Assinala-se agora o seu 30.º aniversário da sua criação e vale a pena lembrar como tudo começou.

O primeiro bilhete custava apenas 100 escudos e era designado como “JOGO 1”. Pouco tempo depois, surgiria o primeiro jogo temático, “Pote de Mel”, dando início a uma longa tradição de criatividade, inovação e proximidade com os jogadores.

Em 2011, o nome popular dado ao jogo, Raspadinha, tornou-se oficial e passou a ser marca registada dos Jogos Santa Casa (JSC).

Desde então, a Raspadinha consolidou-se como um fenómeno nacional, com mais de 600 jogos lançados, cobrindo temas tão diversos como o desporto, o património, a cultura ou as épocas festivas.

Ao longo destas três décadas, a Raspadinha esteve presente em concursos de televisão, animou festivais de verão e até marcou presença no Rali Dakar.

Para assinalar este aniversário, os JSC lançaram a campanha “São muitos milhões em festa”, entre os dias 16 e 31 de julho, convidando todos a fazer parte desta celebração que é, ao mesmo tempo, de sorte e de solidariedade.  Com presença em televisão, rádio, outdoors, pontos de venda, plataformas digitais e canais próprios dos JSC, esta campanha reforça o papel da Raspadinha como um jogo que diverte, aproxima e apoia boas causas. No total, estiveram em jogo mais de 49 milhões de euros em prémios.

Veja o spot da campanha.

Para além do entretenimento, há um lado profundamente solidário nesta história: a quase totalidade das receitas líquidas dos Jogos Santa Casa, incluindo da Raspadinha, revertem para o apoio às boas causas, nomeadamente nas áreas da saúde, solidariedade, desporto, cultura e ciência.

A Raspadinha é, por isso, mais do que um jogo: é uma ferramenta de transformação social, que alia emoção, sorte e um forte compromisso com o bem comum.

Parabéns, Raspadinha! Que venham mais 30 anos a raspar vitórias, por dentro e por fora do bilhete.

campanha dos 30 anos da raspadinha

Raspadinha comemorativa dos 30 anos

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas