logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

36.ª Temporada Música em São Roque arrebatou o público nos primeiros dias

36.ª Temporada Música em São Roque arrebatou o público nos primeiros dias

Arranque da programação foi recheada de grandes momentos musicais e a celebração da música clássica na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa continua até domingo.

Cultura

Concerto de orquestra na Igreja de São Roque

A 36.ª Temporada Música em São Roque (TMSR) começou na passada quarta-feira, 27 de novembro, e tem encantado os espectadores com os seus concertos. Esta autêntica celebração da música clássica, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, continua até domingo, 1 de dezembro, e vai espalhar-se por mais palcos.

Tudo começou na icónica Sala de Extrações, no primeiro dia. A anteceder o arranque oficial, o concerto de Trio e Quartetos das Classes de Música de Câmara da Escola Profissional da Metropolitana deliciou a plateia, numa sessão que contou com vários colaboradores da Misericórdia de Lisboa, e com Paulo Sousa, Provedor da Instituição, David Lopes, administrador com o pelouro da Cultura, e Teresa Nicolau, diretora da Cultura.

Posteriormente, ao final do dia, as atenções viraram-se para a Igreja de São Roque, palco da atuação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, no arranque oficial da 36.ª edição da Temporada. Paulo Sousa, Provedor da Misericórdia de Lisboa, abriu a sessão, na qual estiveram igualmente presentes os administradores David Lopes e Ângela Guerra. O espetáculo foi dedicado ao tema “Música Aquática” e aproveitou da melhor maneira a boa acústica da Igreja de São Roque.

Já o segundo dia da TMSR, a 28 de novembro, ficou marcado, primeiramente, pela apresentação das sessões de apreciação musical “Ouvidos Para a Música”, conduzidas pelo maestro Martim Sousa Tavares. Nesta edição da Temporada, as sessões são inteiramente dedicadas à vila alentejana de Arraiolos, enquanto fonte de inspiração para a simbiose entre música e comunidade. A apresentação decorreu na Brotéria e contou com a presença do próprio maestro que, em conversa com Teresa Nicolau, classificou estes episódios como “um espaço de enriquecimento cultural”, com o objetivo de “aproximar sítios e pessoas”.

Martim Sousa Tavares haveria de voltar à ribalta mais tarde, conduzindo a atuação da Orquestra Sem Fronteiras, que subiu ao palco na Igreja de São Roque e encantou os presentes com um concerto totalmente dedicado à obra de Vivaldi e Bach, dois compositores mundialmente reconhecidos.

A Temporada Música em São Roque prossegue esta sexta-feira, com a atuação do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, na Igreja de São Roque. Já no sábado, dia 30 de novembro, a música faz uma pausa para dar lugar ao teatro de sombras “A Caminho de Osaka”, na Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo. As melodias têm regresso agendado para o final do dia, com a Orquestra Sinfónica Juvenil a atuar na Igreja de São Roque.

No domingo, dia de encerramento da TMSR, o Teatro Nacional D. Maria II apresenta “Filodemo” na Igreja de São Pedro de Alcântara, ao passo que o Coro ECCE encerra a Temporada com “Sefarad Project” na Igreja de São Roque.

Consulte a programação completa.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas