Dirigido a empreendedores inconformados, otimistas e orientados para a ação, o Triggers procura projetos que transformem preocupações ambientais em soluções concretas, sustentáveis e financeiramente viáveis. Mais do que ideias, o programa aposta em propostas com potencial real de impacto mensurável, que possam contribuir para um futuro mais sustentável.
Ao longo do programa, os participantes terão acesso a um percurso intensivo de capacitação e mentoria, acompanhamento contínuo por uma equipa experiente, sessões práticas, estudos de caso e feedback constante.
Esta edição é promovida no contexto do Consórcio CONNECT, uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social cofinanciada pelo Portugal Inovação Social, Lisboa 2030, Portugal 2030 e União Europeia. O consórcio liderado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através da Casa do Impacto, em parceria com a Universidade NOVA de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa, através do Yunus Social Innovation Center da Católica Lisbon, conta ainda com o apoio dos investidores sociais Câmara Municipal de Lisboa, Fundação GALP e Fundação Santander.
O programa conta também com a colaboração de parceiros do setor público e privado que partilham o compromisso com a sustentabilidade ambiental, nomeadamente a UpComing Energies powered by GALP, a EDP, o Crédito Agrícola e a 3XP Global.
Os três projetos finalistas terão acesso a uma bolsa mensal no valor de 691,70 euros durante a fase de capacitação. Adicionalmente, serão atribuídos prémios monetários de 5.000 euros, 3.000 euros e 2.000 euros, consoante a classificação final dos projetos.
Depois de edições anteriores que deram origem a projetos como a Humiverso, La Virgule e Generosa, o Triggers volta a desafiar quem não se conforma e prefere agir.
As candidaturas para a 4.ª edição estão abertas até 29 de dezembro de 2025.