logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

5ª Edição do Santa Casa Challenge, especial Covid-19, já tem vencedores

5ª Edição do Santa Casa Challenge, especial Covid-19, já tem vencedores

Promovida pela Casa do Impacto, a mais recente edição do Santa Casa Challenge | Extra Covid-19 foi lançada com o propósito de criar e adaptar soluções digitais inovadoras capazes de responder às necessidades específicas de idosos em isolamento social em instituições ou em domicílio.

Empreendedorismo Social

Promovida pela Casa do Impacto, a mais recente edição do Santa Casa Challenge | Extra Covid-19 foi lançada com o propósito de criar e adaptar soluções digitais inovadoras capazes de responder às necessidades específicas de idosos em isolamento social em instituições ou em domicílio.

À semelhança do sucedido quando do anúncio dos vencedores da 4ª edição deste concurso, a final do Santa Casa Challenge | Extra Covid-19 foi transmitida em direto, esta tarde, 27 de maio, através da página de Facebook da Casa do Impacto.

Ally Smart Check-in e SmartAL foram os projetos vencedores desta edição extraordinária do Santa Casa Challenge. Uma edição dedicada à procura de soluções digitais de combate à pandemia. Além do prémio no valor de 25 mil euros que cada um vai receber, os dois vencedores vão poder ainda desenvolver um projeto-piloto, com a duração máxima de seis meses, adaptado a um equipamento ou serviço da Santa Casa.

Desenvolvida por Thomas Tredinnick, a ideia Ally Smart Check-in, consiste numa solução de monitorização de idosos que usa inteligência artificial, som e movimento para alertar, através de um aplicativo móvel, quando necessitam de assistência.

Já a SmartAL, desenvolvida por Célia Gonçalves e Telma Mota é uma solução desenhada para suportar serviços de Ambient Assisted Living que permite acompanhar, em tempo real, seniores e doentes crónicos, assim como, situações de convalescença ou follow-up pós-hospitalar.

Para Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto esta edição extra do Santa Casa do Challenge surge para se “reagir aos efeitos sociais negativos” da Covid-19. “Parte da nossa missão é também apoiar projetos e empreendedores sociais, fazendo a ponte com desafios reais que organizações como a Santa Casa vivem no terreno, para que possam desenvolver e implementar as suas soluções de uma forma eficaz”, afirma a diretora.

Os 10 finalistas selecionados, entre as 74 candidaturas nacionais e internacionais a concurso, apresentaram os seus projetos a um júri composto por Sérgio Cintra, administrador de ação social da Santa Casa, Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, Mário Rui André, coordenador da Unidade de Missão Santa Casa, Luís Vallera, diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação da Misericórdia de Lisboa e Micaela Seemann Monteiro, Chief Medical Officer for digital transformation na José de Mello Saúde.

O Santa Casa Challenge é um concurso promovido no âmbito da estratégia de investimento da Casa do Impacto, que premeia soluções tecnológicas inovadoras que deem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação, exequíveis do ponto de vista tecnológico.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas