O RISE for Impact – um programa da Casa do Impacto delineado para transformar as ideias em soluções tecnicamente viáveis e financeiramente sustentáveis, com o objetivo promover soluções para problemáticas ambientais e sociais – é constituído por 4 fases.
A Fase de Pré-Seleção das Candidaturas (uma Open Call em que foram recebidas 93 candidaturas e selecionadas 30 para passar à fase seguinte); a Fase de Pré-Aceleração (um Bootcamp intensivo com os projetos selecionados, onde os participantes passaram por sessões contínuas de trabalho, tendo sido selecionados 10 projetos); a Fase de Aceleração ou Capacitação (em que durante 12 semanas os 10 projetos selecionados receberão uma bolsa mensal, formação, acesso a Workshops, Masterclasses e Mentoria para potenciar os seus modelos de negócio e Sustentabilidade, terminando num Demoday com uma sessão de pitch para a seleção de três projetos finalistas); e a Fase de Pós-Aceleração ou Incubação (em que os três projetos finalistas passarão para a Fase de Incubação e receberão um prémio de 1.500 euros, Mentoria, horas de acompanhamento, acesso ao espaço de Incubação e uma bolsa mensal), são as quatro fases que compõem o RISE for Impact.
O RISE terminou a segunda fase, sendo já conhecidos os 10 projetos selecionados para passar para a fase de Capacitação:
– Curious Cotton é um projeto que se foca em promover rotinas sem stress, incentivando práticas de auto-cuidado através de ferramentas digitais e lembretes físicos sustentáveis e ajudando Empresas e Instituições Sociais a cuidar do Bem-Estar das suas pessoas, através da moda.
– DAT – Dança, Arte e Terapia visa promover o Bem-Estar individual e comunitário através da arte, especialmente a dança, como ferramenta de transformação social.
– GreenDash é uma plataforma baseada na Web e alimentada por IA, concebida para simplificar e automatizar o processo de criação de Relatórios de Sustentabilidade em conformidade com a CSRD (Corporate Sustainability Reporting Directive) europeia.
– Impacte é uma plataforma de Finanças Sustentáveis que permite aos utilizadores criar um Impacto Social e Ambiental positivo, associando automaticamente uma parte das suas despesas diárias a carteiras de investimento diversificadas e alinhadas com os seus valores.
– Lampsy Health é um dispositivo protegido por patente que aumenta a segurança e a qualidade de vida das pessoas com Epilepsia. Notifica imediatamente a família e os contactos de emergência durante uma crise, assegurando uma atenção médica imediata. Discretamente integrado numa lâmpada, o Lampsy ajuda os utilizadores a evitar o estigma, permitindo-lhes viver de forma independente e confiante.
– Lask Portugal aborda o problema social do acesso limitado a assistência jurídica acessível e fiável para os Imigrantes. Navegar na Imigração pode ser complexo e, por isso, este projeto simplifica o processo através de uma plataforma que garante o acesso de Imigrantes a advogados qualificados com conhecimentos jurídicos especializados nesses temas, pedidos de visto, patrocínio familiar, autorizações de trabalho ou outras questões de Imigração.
– NOSHAME Movement é uma iniciativa social focada em desmistificar a Saúde Mental masculina, combatendo o estigma associado à depressão em homens, através da união do desporto de endurance, diálogo e inclusão.
– Royaltea é a primeira linha de refrigerantes 100% guilt-free no mercado português. Os Fundadores, que enfrentaram a obesidade na infância, compreenderam cedo o impacto das escolhas de consumo na saúde e resolveram criar este projeto.
– The Queer Spot é uma aplicação inovadora criada para ajudar a comunidade LGBTQ+ a explorar novos espaços e eventos, oferecendo uma experiência gamificada com uma curadoria de eventos baseada em inteligência artificial (IA).
– Usawa Care tem como objetivo integrar pediatras através da tecnologia, para permitir que cada médico apoie 10 vezes mais pacientes, tornando os cuidados acessíveis às famílias necessitadas e ajudando a resolver a escassez global de médicos.
O culminar desta edição do RISE for Impact acontecerá em julho de 2025, com uma sessão final de pitch, onde serão decididos os vencedores e atribuídos prémios de 3.000 euros para o primeiro classificado, 2.000 euros para o segundo e 1.000 euros para o terceiro.