logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

A terapeuta que ensina a “voltar a fazer”

A terapeuta que ensina a “voltar a fazer”

Carolina Matos é atualmente terapeuta ocupacional numa clínica em Lisboa, onde trata pessoas com graves problemas cognitivos. Antes disso, foi aluna da licenciatura de terapia ocupacional da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, da Misericórdia de Lisboa, onde descobriu uma vocação adormecida.

Educação e Formação

Um terapeuta ocupacional tem como objetivo final fazer com que o seu utente atinja o máximo de autonomia e independência no seu dia a dia. Nesta área da saúde o “fazer” ocupa um lugar de destaque.

Foram estas as ideias que fascinaram Carolina Matos a enveredar por um futuro na área da terapia ocupacional, já depois de ter concorrido por duas vezes à licenciatura de fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão). “Terapia ocupacional foi a minha segunda opção. Durante grande parte do meu secundário, pensei que o meu futuro passava por ser fisioterapeuta e foi exatamente essa a minha primeira opção.

Quando não entrei, admito que fiquei um pouco desanimada, mas quis ir para este curso antes de pensar em outra coisa. E foi a melhor decisão da minha vida. Acabei por me apaixonar pela terapia ocupacional e hoje, já não me consigo imaginar a fazer outro trabalho”, recorda a terapeuta.

Após a fase de candidaturas ao ensino superior, Carolina ingressa na escola, em 2014, tendo aí concluído a licenciatura de terapia ocupacional, em 2018. Pelo meio, ainda foi membro da tuna da escola, onde conheceu a sua “família académica”, e viveu uma experiência de seis meses na Bélgica, ao abrigo do programa Erasmus. Sobre os seus tempos de estudante, não tem dúvidas: “Foi uma experiência incrível, que voltaria a repetir”.

Durante os anos em que esteve na escola, a vocação pela terapia ocupacional foi crescendo e prevaleceu até aos dias de hoje. “É engraçado que, se voltasse atrás, faria tudo de novo. Faço o que gosto e acredito que esta é a melhor profissão para mim”, realça Carolina.

Há três anos, Carolina, à semelhança do que a ESSAlcoitão proporciona a todos os seus alunos finalistas, integrou um estágio onde teve a oportunidade de colocar na prática todos os ensinamentos que recebeu na escola. Carolina não tem dúvidas em afirmar que “em Alcoitão, prepara-se verdadeiramente os alunos para o mercado de trabalho”.

“É engraçado que sempre ouvi dizer que os melhores terapeutas vêm da ESSAlcoitão e sempre achei que era um bocado presunçoso, no entanto, desde que comecei a trabalhar é que tive noção desta afirmação e reparo que dizer que estudamos na ESSAlcoitão dá-nos um selo de qualidade”, comenta a antiga aluna.

No seu dia a dia profissional, a jovem terapeuta coloca em prática tudo o que aprendeu na ESSAlcoitão, realçando que muitos “não têm noção de que existem pessoas que de um momento para outro perdem todas as suas faculdades motoras e cognitivas”, e de que “o nosso papel é, acima de tudo, ensinar e reeducar essas pessoas para as pequenas tarefas que damos como adquiridas, como comer com um talher, ou escrever o nome”, destaca.

Carolina Matos acredita que o futuro da profissão passa “por dar a conhecer a todas as pessoas o que é ser um profissional nesta área”, sendo que é “necessário continuar a apostar na formação e na qualificação dos futuros profissionais, tal como a ESSAlcoitão tem vindo a fazer desde a criação do curso em terapia ocupacional, até aos dias de hoje”, concluiu o terapeuta.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas