A emoção da 84.ª edição da Volta a Portugal, que vai ligar o país de norte a sul, está quase a sair para a estrada. Esta quinta-feira, o Teatro Thalia foi o palco escolhido para a apresentação de mais uma edição da prova, que arranca com o prólogo, no dia 9 de agosto, em Viseu.
Num ano de regressos, com a Volta a ir ao Algarve, no dia 12 de agosto, para uma etapa que ligará Sines a Loulé, algo que não acontecia desde 2018, os Jogos Santa Casa reforçam igualmente o seu apoio à prova rainha do ciclismo português. Este ano, os Jogos Santa Casa voltam a dar nome à Camisola da Juventude que, etapa após etapa, será vestida pelo atleta da categoria sub-23 melhor classificado. Para além desta camisola, premeiam também o “Melhor Português”, através da atribuição de um prémio diário no valor de 1500 euros ao melhor atleta português na geral individual.
As etapas tradicionais da Volta também estão de regresso com a inevitável Torre, a primeira grande dificuldade, à quinta etapa, seguindo-se o Larouco, ponto mais alto de Montalegre na sétima etapa, e a Senhora da Graça na penúltima, antes do exercício individual de 16,3 quilómetros nas ruas de Viana do Castelo, na última e décima etapa.
Para Nuno Alves, administrador dos Jogos Santa Casa, o patrocínio dos Jogos Santa Casa à Camisola Branca representa “um compromisso no reconhecimento do talento e do empenho dos ciclistas mais jovens”, esperando ainda que o Prémio de Melhor Português possa ser um incentivo adicional ao espírito combativo e de superação que os corredores nacionais demonstrarão em cada quilómetro da Volta”.
O apoio à Volta a Portugal decorre da estratégia de patrocínios dos Jogos Santa Casa de impulsionar o desporto e o talento nacional, que está a ser desenvolvida, desde 2013, através do apoio aos Comités Olímpico e Paralímpico, federações desportivas e atletas nacionais.
As etapas da 84ª Volta a Portugal
– 9/8 – Prólogo: Viseu-Viseu
– 10/8 – 1.ª etapa: Anadia-Ourém
– 11/8 – 2.ª etapa: Abrantes-Vila Franca Xira
– 12/8 – 3.ª etapa: Sines-Loulé
– 13/8 – 4.ª etapa: Estremoz-Castelo Branco
– 14/8 – 5.ª etapa: Mação-Covilhã/Torre
– 15/8 – 6.ª etapa: Penamacor-Guarda
– 17/8 – 7.ª etapa: Torre de Moncorvo-Montalegre
– 18/8 – 8.ª etapa: Boticas-Fafe
– 19/8 – 9.ª etapa: Paredes-Mondim de Basto/Sr.ª Graça
– 20/8 – 10.ª etapa: Viana do Castelo