As candidaturas para a Temporada Música em São Roque (TMSR) irão começar a 1 de setembro, às 16h00, encerrando à mesma hora do dia 22. Promovida pela Misericórdia de Lisboa, esta iniciativa cultural é uma das mais prestigiadas da capital.
Os projetos selecionados integrarão a programação da 37.ª TMSR, uma das mais importantes iniciativas culturais da Instituição, que promove e valoriza a criação musical. À semelhança do que sucedeu nos anos anteriores, os vários concertos irão decorrer na Igreja de São Roque e na Igreja do antigo Convento de São Pedro de Alcântara, dois espaços emblemáticos da Santa Casa devido à sua história e beleza patrimonial.
A avaliação e seleção das candidaturas serão feitas por um júri presidido por Teresa Nicolau, responsável pela Direção da Cultura da Santa Casa, acompanhada pelos compositores Sara Ross e Carlos Caires. A primeira é natural da ilha de São Miguel (Açores), sendo detentora de um percurso diversificado na música contemporânea, com obra que atravessa a ópera, o bailado, a música de câmara e a música eletrónica. Licenciada em Composição pela Escola Superior de Música em Lisboa (ESML), a compositora tem recebido reconhecimento nacional e internacional, tendo ainda colaborado com várias instituições culturais de relevo, como é o caso da Companhia Nacional de Bailado e a Casa da Música, onde é atualmente Artista em Residência.
Carlos Caires é compositor e professor na ESML, instituição onde desenvolve um trabalho de referência na área da composição e da música eletroacústica. Doutorado pela Universidade de Paris 8, o terceiro membro do júri da TMSR recebeu já diversos prémios nacionais e internacionais, tendo ainda no seu currículo a autoria do software de micromontagem sonora IRIN, o qual cruza investigação tecnológica e criação artística.
Esta Temporada Música em São Roque integra as comemorações dos 500 anos da morte da Rainha D. Leonor, razão pela qual esta figura histórica estará sempre presente no decorrer do evento, em particular na estreia de duas peças inéditas de homenagem à fundadora da Misericórdia de Lisboa.
A TMSR é um dos mais emblemáticos eventos culturais promovidos pela Santa Casa há cerca de 30 anos, tendo como propósito tornar a música acessível a todos os públicos, proporcionar a descoberta do património cultural e artístico da Misericórdia de Lisboa e apoiar os músicos portugueses. No programa do evento são anualmente incluídas algumas das mais importantes orquestras e coros nacionais, o que torna estas temporadas de música verdadeiramente inesquecíveis.
O regulamento da 37.ª edição da TMSR e os formulários de inscrição estarão disponíveis num portal dedicado à Temporada.