logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

ADN da FRESS em exposição

ADN da FRESS em exposição

“ADN_FRESS” é a exposição que o Museu de Artes Decorativas Portuguesas (MADP) acolhe até ao próximo mês de janeiro, com os trabalhos finais dos formandos da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva.

Outras

Dezenas de peças de madeira, em talha e embutidos, dispõem-se na Sala dos Chavões do Museu de Artes Decorativas Portuguesas (MADP) pertencente à Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS). São os trabalhos finais dos formandos que frequentam o curso de Artesão/ã das Artes e Ofícios em Madeira, apresentados na exposição “ADN_FRESS” que pode ser visitada até 10 de janeiro.

Ao longo da sala, alinham-se duas filas de secretárias e um conjunto variado de objetos construídos com diferentes tipos madeiras. São dezenas de peças iluminadas pelo entusiasmo com que estes formandos, orientados pelos Mestres da FRESS, se entregaram à arte de esculpir as madeiras ao longo de dois anos.

Exposição “ADN_FRESS”

Prosseguindo a transmissão do saber-fazer em artes decorativas com os seus cursos, a Fundação dá continuidade à ideia do seu fundador, Ricardo do Espírito Santo Silva, de proteger e divulgar as Artes Decorativas Portuguesas e os ofícios com elas relacionadas, objetivo pelo qual fundou um Museu – Escola e 16 oficinas onde se continua a tarefa da transmissão geracional de técnicas tradicionais e da conservação e restauro de património.

Os cursos da FRESS garantem uma formação certificada nas áreas da Marcenaria, Pintura Decorativa e Conservação e Restauro. Os funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ou da Câmara Municipal de Lisboa beneficiam de desconto na inscrição.

Saiba mais aqui.


FRESS

Criada em 1953, a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva é uma instituição que resulta da doação do Palácio Azurara e de uma coleção de artes decorativas portuguesas. Tem por missão a defesa, a promoção, a divulgação e a transmissão da arte de bem-fazer nas artes decorativas – património móvel e integrado – nas suas vertentes museológicas, académicas, oficinais e de conservação e restauro.

Note-se que a Fundação atravessou nos últimos anos sérias dificuldades financeiras. Por essa razão, foi assinado, a 6 de maio de 2016, um contrato de parceria “para a viabilidade socioeconómica” da FRESS entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a referida Fundação.

GALERIA DE FOTOGRAFIAS

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas