logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Aldeia de Santa Isabel promove oferta formativa em Sintra

Aldeia de Santa Isabel promove oferta formativa em Sintra

O complexo desportivo municipal de Ouressa acolhe, entre 12 e 14 de março, a IV Mostra da Oferta Formativa do concelho. O encontro junta no mesmo espaço alunos e educadores de várias escolas do município.

Educação e Formação

Alunos da Aldeia de Santa Isabel

O Centro de Educação e Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel, da Misericórdia de Lisboa, marca presença na IV Mostra da Oferta Formativa do concelho de Sintra onde, durante três dias, promove os seus cursos de nível 1, 2 e 4, com destaque para o curso Técnico de Instalações Elétricas que permite a obtenção do 12.º ano de escolaridade.

A Aldeia de Santa Isabel (ASI) é uma das várias instituições de ensino profissional a marcarem presença na mostra. A oferta formativa é divulgada através de atividades muito variadas, que vão da disponibilização dos tradicionais folhetos informativos e brindes, ao uso de técnicas aprendidas em aulas, como demonstrações de cozinha e mixologia de bebidas sem álcool. Mas o ponto forte neste encontro dos alunos com a escola é a possibilidade de conversar com os voluntários, maioritariamente estudantes, que apresentam melhor do que ninguém os seus cursos.

O objetivo é transformar as indecisões num plano definido e concreto. Clara Silva, uma das muitas indecisas sobre o futuro escolar, revela: “ainda não decidi para onde quero ir, nem o que vou seguir, mas estou a aproveitar esta ocasião para ver cursos que considero muito interessantes”. 

Já Gonçalo confessa saber o que quer, “só ainda não decidi a escola para que vou”. O estudante, de 16 anos, afirma: “sempre tive a convicção que iria para uma escola técnica, onde conseguisse aprender e fazer”.

António Saragoça, coordenador do stand da ASI na mostra, revela que as maiores curiosidades dos alunos que procuram o espaço relacionam-se com o “tipo de aprendizagem que é feita na escola”, as “saídas profissionais” e as especificidades dos cursos oferecidos pela instituição.

Os cursos de Cabeleireiro/a, de Manicure e de Cozinha, para os quais “há sempre uma grande procura”, são os que geram mais interesse, refere o coordenador, para quem a presença na mostra “é uma oportunidade única para mostrar o que de melhor se faz na ASI”.

O evento promovido pela Câmara Municipal de Sintra constitui um ótimo momento para os jovens, especialmente aqueles que concluem o 9.º ano, explorarem as diversas opções educativas e profissionais oferecidas pelos Agrupamentos de Escolas e Escolas Profissionais de Sintra.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas