logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Ambigular, The Equal Food Co e Matter: eis os finalistas do Rise for Impact

Ambigular, The Equal Food Co e Matter: eis os finalistas do Rise for Impact

Para estas três startups é hora de crescer. Conheça a ideia e a missão dos projetos finalistas da segunda edição do Rise for Impact, da Casa do Impacto.

Empreendedorismo Social

A Ambigular, a The Equal Food Co e a Matter foram as startups selecionadas para a final da segunda edição do Rise for Impact, o programa de aceleração para startups de impacto social e ambiental da Casa do Impacto. As três finalistas foram eleitas entre dez projetos candidatos, que esta quinta-feira, num evento que contou com transmissão online através do Facebook da Casa do Impacto, deram a conhecer as suas propostas inovadoras e a sua evolução após três meses de capacitação no hub da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Todos os projetos apresentados vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, com propostas de ideias que pretendem erradicar a pobreza, estabelecer a educação de qualidade, possibilitar o trabalho decente e o crescimento económico ou até potenciar o consumo e a produção responsável. Nesta edição, o Rise for Impact consolida ainda mais o seu sentido de missão, face às questões do combate ao COVID-19 e consequentes impactos do isolamento social.

Adequação do perfil do empreendedor ou equipa de projeto, sustentabilidade do projeto, grau de inovação, aplicabilidade e impacto no público-alvo são alguns dos aspetos tidos em conta pelo júri, composto por Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, João Borga, diretor da Start Up Portugal, Manuel Nina, cofundador da GoParity, Elena Durán, fundadora da +55, e Luís Fonseca, partner da MAZE.

Mas qual é a proposta e a missão dos três projetos finalistas?

Ambigular

Oficinas de storytelling com comunidades marginalizadas, que resultam em eventos públicos, revistas e livros impressos e digitais, vídeos e exposições. Nessas oficinas, os participantes treinam e desenvolvem competências úteis, como a comunicação, a confiança e habilidades criativas.

The Equal Food Co.

Startup focada na otimização da cadeia alimentar, com o objetivo de garantir que não haja desperdício de alimentos em nenhuma fase. Identificam áreas com excedente – por questões estéticas, falta de procura ou grau de maturação – e “destravam” ou criam mercados para esses produtos. Neste momento trabalham com agricultores regionais, em Portugal e Espanha, para os ajudar a comercializar produtos imperfeitos e excedentes que não são vendidos pelos canais normais.

Matter

Startup cleantech que oferece soluções premium e de valor acrescentado, de design e arquitetura, através da utilização de subprodutos e resíduos orgânicos, numa lógica de economia circular. Transformam os resíduos sólidos orgânicos da indústria do vinho, café, chocolate, cerveja ou cacau em painéis únicos, que podem ser aplicados em revestimentos interiores, mobiliário ou design.

Os três projetos finalistas passam agora à fase de pós-aceleração, que tem a duração máxima de quatro meses. Nesta etapa, os projetos terão o apoio da Casa do Impacto, através do acesso a espaço de trabalho e mentoria customizada a título gratuito. Concluída esta fase, será efetuada a apresentação dos três projetos finalistas em sessão pública e presencial, a realizar em Lisboa.

A ImpactOn foi a vencedora da primeira edição do Rise for Impact. A Skizo e a Acorde Maior, do Village Underground, arrecadaram o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas