A Ambigular, a The Equal Food Co e a Matter foram as startups selecionadas para a final da segunda edição do Rise for Impact, o programa de aceleração para startups de impacto social e ambiental da Casa do Impacto. As três finalistas foram eleitas entre dez projetos candidatos, que esta quinta-feira, num evento que contou com transmissão online através do Facebook da Casa do Impacto, deram a conhecer as suas propostas inovadoras e a sua evolução após três meses de capacitação no hub da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Todos os projetos apresentados vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, com propostas de ideias que pretendem erradicar a pobreza, estabelecer a educação de qualidade, possibilitar o trabalho decente e o crescimento económico ou até potenciar o consumo e a produção responsável. Nesta edição, o Rise for Impact consolida ainda mais o seu sentido de missão, face às questões do combate ao COVID-19 e consequentes impactos do isolamento social.
Adequação do perfil do empreendedor ou equipa de projeto, sustentabilidade do projeto, grau de inovação, aplicabilidade e impacto no público-alvo são alguns dos aspetos tidos em conta pelo júri, composto por Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, João Borga, diretor da Start Up Portugal, Manuel Nina, cofundador da GoParity, Elena Durán, fundadora da +55, e Luís Fonseca, partner da MAZE.
Mas qual é a proposta e a missão dos três projetos finalistas?
Ambigular
Oficinas de storytelling com comunidades marginalizadas, que resultam em eventos públicos, revistas e livros impressos e digitais, vídeos e exposições. Nessas oficinas, os participantes treinam e desenvolvem competências úteis, como a comunicação, a confiança e habilidades criativas.
The Equal Food Co.
Startup focada na otimização da cadeia alimentar, com o objetivo de garantir que não haja desperdício de alimentos em nenhuma fase. Identificam áreas com excedente – por questões estéticas, falta de procura ou grau de maturação – e “destravam” ou criam mercados para esses produtos. Neste momento trabalham com agricultores regionais, em Portugal e Espanha, para os ajudar a comercializar produtos imperfeitos e excedentes que não são vendidos pelos canais normais.
Matter
Startup cleantech que oferece soluções premium e de valor acrescentado, de design e arquitetura, através da utilização de subprodutos e resíduos orgânicos, numa lógica de economia circular. Transformam os resíduos sólidos orgânicos da indústria do vinho, café, chocolate, cerveja ou cacau em painéis únicos, que podem ser aplicados em revestimentos interiores, mobiliário ou design.
Os três projetos finalistas passam agora à fase de pós-aceleração, que tem a duração máxima de quatro meses. Nesta etapa, os projetos terão o apoio da Casa do Impacto, através do acesso a espaço de trabalho e mentoria customizada a título gratuito. Concluída esta fase, será efetuada a apresentação dos três projetos finalistas em sessão pública e presencial, a realizar em Lisboa.
A ImpactOn foi a vencedora da primeira edição do Rise for Impact. A Skizo e a Acorde Maior, do Village Underground, arrecadaram o segundo e terceiro lugares, respetivamente.