logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Ana Jorge é a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Ana Jorge é a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

A antiga ministra da Saúde dos XVII e XVIII Governos Constitucionais sucede a Edmundo Martinho na liderança da instituição.

Sobre nós

Provedora Ana Jorge

Ana Jorge tomou posse esta terça-feira, 2 de maio, como provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para um mandato de três anos, garantindo que estará ao serviço da Misericórdia de Lisboa e “dos seus nobres princípios de forma empenhada, séria e genuína”.

“Aceitei, desde cedo, o desafio da disponibilidade de colocar-me ao serviço de causas e de missões que envolvem o coletivo, que trabalham para as pessoas, com o objetivo de lhes melhorar a vida e assim ir dando o meu contributo para aquilo em que, genuinamente, acredito fazer, a cada dia, um mundo melhor, mais sustentável e mais justo”, disse Ana Jorge durante a cerimónia de tomada de posse que decorreu na Sala das Extrações da instituição.

Para a nova provedora é necessário “nunca esquecer que esta instituição trabalha para pessoas e com pessoas”, salientando que “somos demasiado importantes para o dia-a-dia de milhares de pessoas e de organizações e não podemos vacilar”.

A cerimónia contou ainda com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, do Bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo de Aguiar e de vários representantes de instituições parceiras da Santa Casa.

Para o seu mandato, Ana Jorge subscreve como pontos essenciais a sustentabilidade e a criação de sinergias que possam “abrir as nossas portas e dar solidez ao trabalho com outras instituições”, frisando que “juntos somos, efetivamente, mais fortes e capazes de fazer mais e melhor”.

Ana Mendes Godinho afirmou que a nova provedora, devido ao trabalho já realizado para a causa pública, tem “uma humanidade indispensável para gerir uma casa como a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa”.

“A Santa Casa tem uma capacidade extraordinária de se reinventar ao longo dos séculos, em função dos desafios permanentes que tem enfrentado, mantendo sempre acesa a sua missão de promover a melhoria do bem-estar das pessoas”, comentou a ministra, frisando que “a Santa Casa foi uma das entidades que respondeu com maior rapidez, com mais capacidade de intervenção e mais eficácia, durante a Pandemia de Covid-19, demonstrando mais uma vez que esta é uma instituição que consegue superar os obstáculos que encontra”.

Ana Jorge é licenciada em medicina, com especialização em pediatria médica, pertenceu ao conselho de administração da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, foi antiga ministra da Saúde em dois Governos Constitucionais e, até assumir os destinos da Santa Casa, esteve à frente da Cruz Vermelha Portuguesa, como presidente nacional.

Para além de Ana Jorge, foi anunciada a nova Mesa Administrativa da instituição, que será composta por Ana Vitória Azevedo como vice-provedora e Sérgio Cintra, João Correia, Teresa do Passo e Nuno Alves, como vogais.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas