Este ano, pela primeira vez, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) dedicou um espaço à Cultura (o BTL Cultural) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) foi uma das 15 entidades, entre mais de 200 instituições culturais, a ser convidada para estar presente. As entidades convidadas, para além de possuírem um património muito relevante, apresentam igualmente uma oferta cultural de enorme qualidade.
A Misericórdia de Lisboa aproveitou a ocasião para dar a conhecer aos visitantes a sua Igreja de São Roque, classificada como Monumento Nacional, e o seu Museu de São Roque, um dos mais importantes símbolos do seu património cultural e dono de uma invejável coleção de arte sacra portuguesa.
No sábado, dia 16 de março, os visitantes puderam assistir a um teatro de marionetas, dinamizado pela direção de Cultura da Santa Casa. Intitulado “D. Leonor, a princesa perfeitíssima”, o teatro conta a história da Rainha D. Leonor, fundadora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
A edição de 2019 da BTL teve mais de 77.000 visitantes, dos quais 39.000 agentes de turismo, constituindo-se como o mais importante encontro de turismo no país e uma das principais fontes de receitas para a economia nacional.