O período de candidaturas à sétima edição do programa responsável por atribuir, até à data, mais de 600 mil euros a jovens atletas já está aberto e vai decorrer até ao dia 15 de outubro. Esta iniciativa – promovida pelos Jogos Santa Casa em parceria com o Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) -, possibilita a todos os atletas interessados a prossecução de carreiras duais.
Para além de ser um incentivo relevante para a conciliação da carreira académica com a carreira desportiva, visa ainda promover a redução do abandono prematuro dos estudos, mas também do desporto de alto rendimento.
Para concorrer a este programa pioneiro, os atletas e estudantes terão apenas de preencher dois critérios: desportivo (estar integrados no Projeto Olímpico Tóquio 2020 ou no Projeto de Esperanças Olímpicas Jogos Olímpicos 2024) e formativo (com a matrícula numa instituição de ensino superior ou num curso técnico profissional reconhecido oficialmente).
Sob a assinatura “Vamos passar a chama aos campeões do futuro”, este projeto continua a dar força ao principal objetivo da associação (através dos seus patrocínios) da marca umbrella dos jogos sociais do Estado ao COP e ao CPP: ajudar os atletas que integram os Programas de Preparação Olímpica, Paralímpica e Surdolímpica a conciliar a prática desportiva com a sua formação académica.
Através desta promoção do desporto e dos valores olímpicos, damos forma e continuidade à missão social do nosso Departamento de Jogos e ao seu intento de promover o desporto como um fator de integração social e de prática de hábitos de vida saudáveis.
Sete anos depois, os Jogos Santa Casa continuam assim, com a atribuição das Bolsas de Educação, a contribuir ativamente para que os atletas nacionais tenham “um futuro de campeão”.