logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Bolsas de Educação para 46 atletas olímpicos e paralímpicos

Bolsas de Educação para 46 atletas olímpicos e paralímpicos

Jogos Santa Casa atribuem Bolsas de Educação a 46 atletas olímpicos e paralímpicos.

Jogos Santa Casa

Pelo sexto ano consecutivo, os Jogos Santa Casa voltam a atribuir as Bolsas de Educação que permitem a atletas olímpicos e paralímpicos conciliar mais facilmente a atividade académica com a carreira desportiva.

Este ano, foram atribuídas 46 bolsas numa cerimónia que se realizou na tarde desta quarta-feira, 12 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e que contou com as presenças do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo; do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho; do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino; e do presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço.

Com a assinatura “Vamos passar a chama aos campeões do Futuro”, as Bolsas de Educação JOGOS SANTA CASA são um programa pioneiro em Portugal de apoio às carreiras duais, que incentivam os nossos atletas a conciliarem a carreira académica com a desportiva, de modo a evitar quer o abandono prematuro do desporto de alto rendimento, quer o abandono precoce dos estudos. Ou seja, através deste programa os Jogos Santa Casa pretendem garantir e contribuir que estes jovens tenham um “Futuro à Campeão”.

São muitas as histórias que refletem o impacto que estas bolsas têm na vida de quem as recebe.

Teresa Portela, por exemplo, sagrou-se campeã da Europa de canoagem em K2 200m e prepara uma carreira de sucesso quando deixar o alto rendimento. A olímpica portuguesa já terminou a licenciatura em Fisioterapia e está na fase final do curso de Osteopatia.

Diogo Abreu subiu a vários pódios internacionais em Ginástica, na disciplina de trampolins. O atleta olímpico também alcançou o sucesso académico com a conclusão do curso de Engenharia Eletrotécnica.

Daniel Videira garantiu a prata nos 400m livres e o bronze nos 100m livres, na classe S6 do Campeonato da Europa IPC. O nadador português já terminou a licenciatura em Ciências Farmacêuticas e está atualmente a fazer um mestrado em Farmacologia Aplicada.

Estes são apenas três exemplos de atletas que já beneficiaram das Bolsas de Educação JOGOS SANTA CASA. Desde 2013, e a contar com as 46 bolsas entregues hoje, já foram atribuídas 216 Bolsas, com um valor superior a 600.000 euros.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas