Com a certeza de que as sessões do Café Memória são uma mais-valia para todos participantes, desde o passado sábado, dia 18 de abril, que estas têm lugar online, através da plataforma digital Zoom.
Nos tempos que correm, a iniciativa assume uma nova identidade: Café Memória Fica em Casa. A fórmula, essa, é a mesma.
Com lugar aos sábados, às 11h da manhã, as sessões têm a duração de aproximadamente uma hora. Cada sessão conta com a participação de um orador convidado e serão abordados diversos temas ligados à problemática da demência sempre com o objetivo de ajudar os cuidadores e os doentes com demência a atravessar esta fase de pandemia em que são obrigados a ficar ainda mais tempo em casa.
A próxima sessão, que decorre no dia 25 de abril, vai contar com a psicóloga Ana Costa como oradora convidada, a qual dará aos participantes algumas sugestões e estratégias para a adaptação do ambiente à pessoa com demência.
Ana Costa é licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho, pós-graduada em Neuropsicologia e Demências pela Universidade de Barcelona. É psicóloga clínica responsável pelo Serviço de Psicologia Geriátrica e Gerontológica, na Santa Casa da Misericórdia de Gaia desde 2009. Em 2013 criou o projeto hOpeningDementia que observa e atua sobre a problemática da demência a partir da psicologia, do design e outras metodologias participativas.
Para participar nas sessões online deste novo formato do Café Memória, basta aceder à plataforma Zoom, através do link https://zoom.us/j/7872063580.
A missão do Café Memória consiste em reduzir o isolamento social em que muitas das pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Pretende ainda sensibilizar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado.