logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Candidate-se à segunda edição do Hackathon 100% Colaborativo

Candidate-se à segunda edição do Hackathon 100% Colaborativo

O Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa vai desafiar a sociedade a ser parte integrante de um movimento de desenvolvimento de soluções inovadoras em prol do bem social.

Empreendedorismo Social

A digitalização está a transformar o mundo e a maneira de interagimos uns com os outros, e com a pandemia de COVID-19, este processo tornou-se ainda mais rápido. Mas de que forma é que a inovação e a sustentabilidade podem ser a “espinha dorsal” do futuro da Economia Social?

É para responder a esta e outras questões que o Hackathon 100% Colaborativo, a maratona digital que mobiliza várias pessoas com o objetivo comum de encontrar soluções inovadoras para os problemas de todos, está de volta e com ela traz algumas novidades.

A primeira é que esta edição será aberta a um maior número de pessoas, onde poderão participar colaboradores da Santa Casa e de organizações da Economia Social, bem como estudantes universitários, jovens licenciados e membros das comunidades Alumni, a segunda é que decorrerá integralmente online e a última novidade está ligada aos desafios propostos aos participantes.

Depois do sucesso do último Hackathon, onde foram debatidas ideias sobre o acesso a alojamento condigno, empregabilidade e autonomia dos jovens da Misericórdia de Lisboa, assim como saúde mental, nesta maratona os participantes vão agora ser desafiados a encontrar soluções em quatro áreas distintas: digitalização, sustentabilidade, avaliação de impacto na Economia Social e a empregabilidade.

Inês Sequeira, diretora do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa afirma que “esta é uma iniciativa aberta que promove a participação e a responsabilização dos colaboradores nos processos de governação e decisão”, salientando que a segunda edição pretende “chegar a um público mais vasto, envolvendo todos os players da Economia Social”.

Esta iniciativa digital vai enfatizar o papel da inovação, apostando na diversidade dos participantes e na sua capacitação através de talks, tutoriais, webinars, toolkits e momentos de mentoria orientados para a produção de novas ideias e soluções, a partir da utilização de plataformas inovadoras.

Como explica Inês Sequeira, estas iniciativas “beneficiam todo o setor da Economia Social, na construção de soluções para os desafios do amanhã que serão importantes para o futuro de todos”.

Todos os interessados em participar nesta edição do Hackathon 100% Colaborativo podem já fazer a sua inscrição através da página do projeto na plataforma TAIKAI, local onde também podem consultar ao detalhe as regras da competição.

Após a constituição das equipas, que decorrerá entre os dias 24 e 26 de março, segue-se a fase de capacitação e mentoria, nas duas primeiras semanas de abril. No dia 26 de abril serão conhecidos os grandes vencedores, após um pitch final dos projetos. As ideias vitoriosas, em cada uma das áreas a concurso, terão direito a um prémio monetário, no valor de 3.750 euros.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas