No seguimento do lançamento dos Prémios Santa Casa Neurociências em 2013, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lançou, em 2015, o Programa de Apoio a Projetos de Investigação Científica em Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Reforçando a sua aposta na área da investigação, este programa pretende incentivar a formação avançada de recursos humanos no combate a esta doença.
Nesta iniciativa a Santa Casa apresenta-se como entidade financiadora e como parceira. Ao afetar bolseiros de investigação ao projeto vencedor, acaba por fomentar a formação avançada nesta área.
Ela, uma causa de todos
A ELA é uma doença neurológica degenerativa, progressiva, rara e sem cura, que se carateriza por provocar paralisia motora progressiva e irreversível. Com o objetivo de manter viva a esperança na construção de respostas mais eficazes no combate a esta doença, o programa promove e dinamiza a investigação científica fundamental ou clínica, de forma a incentivar contribuições significativas no âmbito da ELA, possibilitando novas estratégias na prevenção, tratamento e restabelecimento das funções neurológicas.
Mais informações aqui.
Fotografia: Louis Reed | Unsplash