Enrique Mantero Belard é reconhecido como um dos últimos grandes beneméritos portugueses.
Nascido em 1903, tinha uma vincada personalidade e um especial talento para o comércio e finanças. Foi casado com D. Gertrudes Eduarda Verdades de Faria, senhora de temperamento afetuoso, generoso e sensível, particularmente atenta aos artistas, idosos e desprotegidos.
No testamento com que faleceu, em 1974, Enrique Mantero Belard deixou à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa uma parte significativa dos seus bens, com a obrigação, nomeadamente, de atribuir três prémios pecuniários anuais distintos, destinados a galardoar os indivíduos de qualquer nacionalidade que, em Portugal, mais tenham contribuído pelo seu esforço, trabalho ou estudos para cada uma das seguintes áreas:
a) O CUIDADO E CARINHO DISPENSADO AOS IDOSOS DESPROTEGIDOS
b) O PROGRESSO DA MEDICINA NA SUA APLICAÇÃO ÀS PESSOAS IDOSAS
c) E O PROGRESSO NO TRATAMENTO DAS DOENÇAS DO CORAÇÃO
O valor de cada prémio é de € 12.500,00 (doze mil e quinhentos euros)
As candidaturas são apreciadas por um júri composto por personalidades de reconhecido mérito no âmbito da segurança social e da saúde, presidido pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
O prazo para apresentação das candidaturas termina a 15 de março de 2019.
Consulte aqui o Regulamento dos Prémios. Outras informações necessárias à apresentação da candidatura deverão ser solicitados ao Gabinete de Relações Públicas e Protocolo da Secretaria-Geral da SCML (Largo Trindade Coelho, 1200 – 470 Lisboa; Tel: 21 323 52 77/212; E-mail: secretaria-geral@scml.pt)