O protocolo de parceria entre a Casa do Impacto e o IRN, firmado na passada segunda-feira, 4 de abril, teve como objetivo promover a criação de projetos piloto com três startups residentes no hub de empreendedorismo social da Santa Casa – Speak, Academia de Código e The Minimal Magazine – nas áreas da inserção social e diminuição de desigualdades sociais, tecnologias de informação e saúde mental.
Os três contratos de projetos piloto entre este instituto público e as startups residentes da Casa do Impacto surgem do objetivo de unir empresas emergentes a entidades estatais, para testar soluções inovadoras.
Nos termos do protocolo, a Casa do Impacto compromete-se a encontrar sinergias entre o IRN e as startups adequadas para desenvolver soluções para os desafios identificados pela entidade.
Em colaboração com a área do IRN, as três startups residentes na Casa do Impacto vão desenvolver soluções para dar resposta e implementar programas como ensinar línguas para migrantes e refugiados, promover bootcamps de literacia tecnológica e programação, promoção de sustentabilidade e modos de vida saudáveis e inclusivos.
Os projetos piloto terão a duração de um ano e têm em vista o desenvolvimento de programas inovadores e com potencial de grande escala. Em paralelo, esta parceria pretende continuar a promover sinergias dentro do ecossistema de empreendedorismo e inovação social que possam surgir com outras soluções da comunidade de startups da Casa do Impacto.