O ano de 2025 arrancou com a 6.ª edição do RISE for Impact, um programa delineado pela Casa do Impacto, hub de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para transformar as ideias em soluções tecnicamente viáveis e financeiramente sustentáveis, tendo como princípio promover soluções para problemáticas ambientais e sociais.
Depois de cinco edições marcadas pelo sucesso e pela melhoria contínua, a Casa do Impacto manteve o foco e reforçou o empenho, avançando para esta nova edição com toda a experiência que as centenas de projetos dos anos anteriores proporcionaram, tal como os empreendedores, parceiros e mentores que acrescentam valor inestimável a cada programa.
Projetos vencedores como a Class of Wonders, a Equal Food, a Glooma, a Escola Oficina, ou a Une.Idades são prova de conceito e sinal de vitalidade e crescimento. O grupo de empreendedores e projetos da edição de 2025 é muito diferenciado, destacando-se as áreas da diversidade e inclusão, saúde e saúde mental, educação e cultura.
A sessão de abertura da 6.ª edição do RISE for Impact decorreu na passada quarta-feira, 12 de fevereiro, e contou com a presença de Luís Rego, administrador da Santa Casa, que salientou, na sua intervenção de boas-vindas, a participação de 93 projetos nesta edição, dos quais 30 alcançaram esta fase, citando Peter Drucker: “Na nossa vida, pessoal ou profissional, devemos assentar todas as decisões em dois pilares: a eficiência e a eficácia. A eficiência é fazer bem feito. A eficácia é fazer o que deve ser feito. Criar impacto é quando se consegue juntar as duas coisas.”
Por seu lado, Nuno Comando, diretor da Casa do Impacto, aproveitou o ensejo para apresentar o ecossistema de mentores e apoiantes, destacando a oportunidade para cada um melhorar os seus produtos e serviços, podendo sempre contar com a Casa do Impacto para os passos seguintes de cada projeto participante no concurso.
No segundo dia, quinta-feira, foi a vez dos pitches dos canditados. Agora, cabe ao júri desta edição – composto por Nuno Comando, diretor da Casa do Impacto, Gustavo Freitas, diretor da Unidade de Inovação e Transferência de Conhecimento do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa, Maria João Teixeira, diretora do Centro de Desenvolvimento Comunitário do Bairro dos Lóios, Rui Catalão, co-fundador da Kitchen Dates, Joana Afonso, CEO da Careceiver, e Mónica Sanfeliz, gestora de parcerias na Ashoka, – decidir quem serão os vencedores, os quais serão conhecidos na próxima semana.
