logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Casa do Impacto procura na Web Summit soluções inovadoras com impacto social e ambiental positivo

Casa do Impacto procura na Web Summit soluções inovadoras com impacto social e ambiental positivo

O hub de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa participa, uma vez mais, na maior cimeira de tecnologia do mundo, onde apresentou as novas edições do Triggers e do Santa Casa Challenge.

Empreendedorismo Social

O hub de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa participa, uma vez mais, na maior cimeira de tecnologia do mundo, onde apresentou as novas edições do Triggers e do Santa Casa Challenge.

À semelhança do sucedido em anos anteriores, a Casa do Impacto aproveitou a edição deste ano para fazer a apresentação pública dos seus programas de aceleração e de apoio a novas ideias de negócio sustentáveis e alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: o Santa Casa Challenge e o programa Triggers.

“A nossa presença na edição deste ano do Web Summit está muito focada no lançamento dos nossos programas que estão com calls abertas, desde o Santa Casa Challenge, passando pelo Triggers e o +Plus”, frisou Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto.

O Santa Casa Challenge, que já vai na sua oitava edição, é um concurso que premeia soluções tecnológicas inovadoras que originem dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação. Nesta edição do “Challenge” são aceites soluções inovadoras com enfoque no envelhecimento, e em linha com os ODS.

Inês Sequeira recorda que para a oitava edição do Santa Casa Challenge, o mais importante “não é o prémio monetário, mas a capacitação dos empreendedores”, para que “possam ter mais apoios e mentorias”.

Web Summit Challenge

O hub de empreendedorismo social da instituição lançou a 2º edição do Triggers, um programa de aceleração que pretende estimular novas ideias focadas na sustentabilidade ambiental do planeta.

O Triggers é um programa que pretende criar condições para que surjam mais e melhores projetos “amigos do ambiente” e uma oportunidade para estimular “os empreendedores a encontrarem soluções inovadoras para a resolução de problemas e necessidades ambientais, sendo que queremos que estas ideias se transformem em respostas efetivas e eficazes”, comenta Inês Sequeira.

Os projetos selecionados serão premiados com um período de incubação na Casa do Impacto, acesso a uma rede de mentores exclusiva e bolsas de formação. No final da fase de pós-aceleração será atribuído um prémio pecuniário no valor de 15 mil euros ao vencedor, de 10 mil euros ao segundo classificado e de 5 mil euros ao terceiro.

A propósito da presença da Casa do Impacto na Web Summit, Inês Sequeira defende que esta é fundamental porque “o impacto está cada vez mais no centro das decisões das empresas”, esclarecendo ainda que “a aposta que fizemos há quatro anos com a criação da Casa do Impacto, está a ser ganha. Basta ver que a grande tendência deste ano, do Web Summit, é o empreendedorismo com impacto”.

Triggers

No último dia do certame, a Casa do Impacto aproveitou ainda para promover a sua associação aodocumentário “From Devil ‘s Breath”, co-produzido pelo ator norte americano e conhecido ativista contra as alterações climáticas Leonardo DiCaprio, o qual retrata os incêndios florestais que assolaram Pedrógão Grande, em 2017, e o impacto de um acontecimento destes no aquecimento global do planeta.

A ante estreia mundial do documentário vai acontecer em Portugal, na sala de cinema NOS – Amoreiras, Lisboa, nos próximos dias 11, 12 e 13 de novembro, e resulta de uma iniciativa conjunta da NOS e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através da Casa do Impacto.

Parte das receitas de bilheteira do documentário vai reverter para uma ação de reflorestação da área afetada pelos incêndios de Pedrogão, que será levada a cabo por um hub apoiado pela Casa do Impacto, ainda por definir.

Com 40 minutos de duração, “From Devil’s Breath” conta com ainda com a co-produção de Catarina Fernandes Martins e Tiago Carrasco e realização do cineasta britânico Orlando von Einsiedel, vencedor de um Óscar pela curta-documental “The White Helmets” (2016), sobre a guerra na Síria.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas