logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Catarina Costa: “Tenho uma felicidade imensa em competir”

Catarina Costa: “Tenho uma felicidade imensa em competir”

Catarina Costa, 25 anos, vice-campeã europeia de judo, está num dos cursos universitários mais exigentes e treina 16 a 20 horas por semana. A atleta acredita nas medalhas. Não é fácil, mas a jovem não está sozinha nesta batalha. Tem a ajuda do Programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa.

Jogos Santa Casa

Em miúda, levava os dias atrás de uma bola de futebol, a nadar ou a jogar ténis. Ambiciosa e com talento de sobra, a atleta descobriu o judo por um acaso do destino. “O judo aparece na minha vida quando eu andava no colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra. Estava a jogar futebol, no recreio, com os meus amigos, quando João Abreu, o treinador de judo da altura, vê-me a jogar e desafia-me a ir experimentar um treino”, recorda a judoca da Associação Académica de Coimbra.

Com apenas dez anos, a jovem atleta embarcou numa aventura que tem dado muitas alegrias a Portugal. “O judo é algo diferente”, disse-lhe João Abreu, para a convencer. Foi assim que tudo começou. “Eu fiquei curiosa – lá está, gostava muito de desporto – e fui experimentar. Gostei muito. Era mesmo diferente. Não sabia quase nada. E continuei. Pedi à minha mãe para me inscrever e a partir daí não parei mais, evoluindo rapidamente”, explica.

Depois da mãe de Catarina lhe perguntar se era mesmo para inscrever a sua filha e se ela tinha jeito para a modalidade. João Abreu sorriu e respondeu-lhe: “a sua filha é uma num milhão”, lembra a atleta. Aos 13 anos, sagrou-se campeã nacional e passou a ser treinada pelo antigo campeão europeu João Neto, que ainda hoje orienta aquela que é uma das grandes revelações do judo português dos últimos anos.

Antes de se estrear nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano passado, Catarina Costa (CC Atomic, para os amigos) revelou o sonho de “fazer história no judo português”. E quase o conseguia na primeira participação olímpica, mas perdeu o combate pelo bronze e terminou em 5.º lugar. “Ambiciosa”, como faz questão de se definir, não desistiu de procurar a primeira grande medalha no tatami e foi recompensada por isso ao conquistar a prata na categoria -48 kg nos Europeus de Sófia, em abril.

Entre a paixão ao judo e a disciplina férrea

A vice-campeã da Europa de Seniores 2022 diz fazer o que gosta. “Ainda sinto muitas das emoções que sentia quando era mais nova. Acima de tudo, tenho uma felicidade imensa em treinar, competir e estar com os meus amigos. Ir ao treino ainda é uma coisa que me faz muito feliz. A preparação, a própria competição e a adrenalina de estar a competir continuam a apaixonar-me muito pelo judo”, confessa.

“Sinto que sou uma atleta muito persistente e trabalhadora, disciplinada, extremamente perfecionista, muito organizada e atenta aos pormenores”, sublinha. Os sacrifícios da alta competição não demovem a atleta. Não se assusta com as restrições alimentares ou não ir a uma festa com os amigos. “É um preço que estou disposta a pagar. O que me custa mais é estar afastada da família durante as competições”, nota.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas