logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

CEFC exibe mostra da sua oferta formativa numa tarde animada

CEFC exibe mostra da sua oferta formativa numa tarde animada

O Convento de São Pedro de Alcântara acolheu uma mostra da oferta formativa do Centro de Educação, Formação e Certificação da Santa Casa (CEFC), numa tarde recheada de atividades. O encontro juntou alunos e ex-alunos e terminou com a entrega de certificados aos finalistas.

Educação e Formação

Mostra da oferta formativa do CEFC

A tarde de 29 de janeiro foi bastante animada no Convento de São Pedro de Alcântara, que acolheu o encontro “Formar para Mudar – Pelo Sonho é que Vamos”, numa alusão ao poeta e professor, Sebastião da Gama. À entrada, vários jovens – e menos jovens também – faziam fila para entrar numa das salas onde colegas seus estavam a expor os trabalhos que aprendem (ou aprenderam) a fazer no Centro de Educação, Formação e Certificação (CEFC), da Santa Casa.

Se num dos cantos da sala havia quem cortasse e penteasse cabelos, em representação do curso de cabeleireiro, no outro lado ofereciam-se pequenas delícias gastronómicas criadas no curso de cozinha e pastelaria.

Informática, comunicação, manicure e outras áreas também marcaram presença, não só mostrando o que fazem, mas também dando informações sobre os cursos a quem estivesse interessado.

Já no exterior, a zona dos claustros funcionou como palco de partilhas, onde desfilaram histórias de gratidão de antigos formandos que hoje vivem as suas vidas com as bases que construíram no CEFC. A assistir, os formadores não escondiam o orgulho.

Dezenas de pessoas no evento de divulgação do CEFC

Todos ganham

A celebração do CECF mudou-se a meio da tarde para a Sala de Extrações, onde foram entregues 64 certificados de conclusão dos cursos de alfabetização e cabeleireiro, bem como das formações modulares de inclusão: cuidados de beleza, empregado de andares e pastelaria/serviço de restaurante e bar.

Sérgio Cintra, administrador do pelouro da Ação Social da Santa Casa, dirigiu-se aos alunos que agora terminaram a sua formação, sublinhando que este é um processo onde todos ganham: “Ganham vocês, que tiveram a capacidade de ser formados num centro de formação único no país, e ganhamos nós, porque sabemos que a vossa qualidade humana, associada à dimensão profissional que foi garantida com a aprendizagem no CEFC, é algo que a qualquer um descansa e temos a certeza de que todos, sem exceção, vão ser o melhor exemplo e o melhor “cartão” da formação da Misericórdia de Lisboa”.

Formandos do CEFC recebem certificados

testemunhos de sucesso

Rúben Almeida é um dos exemplos de sucesso. Chefe de cozinha num hotel lisboeta, a sua ligação a este equipamento da Santa Casa começou quando quis completar o 6.º ano. Assim o fez, mas não ficou por aqui. Seguiu-se o 9.º ano e, depois, o curso de cozinha. “Mais tarde houve esta oportunidade de ser chef e a minha vida melhorou bastante. Nota-se a diferença entre quem eu era antes e quem sou hoje”, admitiu ao microfone, arrancando um dos primeiros aplausos da tarde.

O mesmo aconteceu com Gina e Érica, duas antigas formandas do curso de geriatria e que agora trabalham na Santa Casa. Gina, que terminou o curso em 2018 e integra atualmente o Centro de Dia de Nossa Senhora dos Anjos, admite que o CEFC foi fundamental no seu percurso.

“Realmente, o impacto que esta formação teve na minha vida foi profundo. Tive um período em que trabalhei em medicina dentária e senti-me completamente perdida quando isso acabou. Então, o Centro de Formação foi uma lufada de ar fresco. Tirei duas formações no Centro: primeiro, manicure e pedicure, o que me deu alma e me ajudou a erguer, e, depois, achei que geriatria era aquilo que pretendia para a minha vida. O CEFC apoiou-me incondicionalmente”, afirmou Gina.

Já Érica, nascida no Brasil, terminou o curso em 2022, e também resumiu o seu percurso até chegar ao Serviço de Apoio Domiciliário, onde trabalha atualmente. “Quando cheguei a Portugal estava desempregada e optei pelo curso de auxiliar de geriatria, porque sempre gostei muito de cuidar do outro. O curso deu-me as ferramentas que eu precisava e só tenho a agradecer”, sublinhou.

As palavras elogiosas para o Centro de Educação, Formação e Certificação continuaram ao longo da tarde e houve mesmo quem se referisse ao CEFC como sendo “uma família”, como foi o caso de Catarina, que aprendeu a profissão de cabeleireira naquele equipamento.

“Esta grande casa é uma família para mim. Quando cheguei tinha o 4.º ano. Estudei, tirei o 9.º e o curso de cabeleireiro. Foi muito bom, gosto imenso das pessoas. Quando acabei o curso fui estagiar, fiquei e estou a trabalhar lá há oito anos!”, contou, não escondendo o entusiasmo.

Atualmente, estão abertas candidaturas em diversas áreas, sendo por isso possível juntar-se às centenas de formandos que já passaram por este centro de formação da Santa Casa.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas