O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), um equipamento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e referência a nível nacional e internacional na área da reabilitação, lançou o novo programa de Oficinas Terapêuticas Verão 2025, destinado a crianças em idade pré-escolar, que sejam acompanhadas no Serviço de Reabilitação Pediátrica do Desenvolvimento, com diferentes perfis de perturbações do desenvolvimento.
Este programa de intervenção terapêutica intensiva decorre em grupo e em contexto exterior e tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências motoras, sensoriais, sociais e cognitivas, tendo sido planeado e dinamizado pela Unidade de Terapia Ocupacional e complementado pelo Setor da Educação.
Subdividido em duas partes, uma para crianças dos 4 aos 5 anos e outra para crianças dos 5 aos 6 anos, e decorrendo em regime de ambulatório, este programa é composto por atividades terapêuticas ajustadas à idade, ao nível de desenvolvimento e aos objetivos terapêuticos das crianças. Seguindo uma lógica criteriosa, os grupos são formados mediante indicação clínica, perfil de desenvolvimento, características funcionais e objetivos terapêuticos individuais.
As principais competências a desenvolver são:
- Coordenação motora global e fina;
- Competências sensoriais e grafomotoras;
- Funções executivas;
- Autorregulação emocional;
- Comunicação, socialização e autonomia;
- Confiança e sentimento de competência;
- Envolvimento ocupacional e participação em grupo.
Conheça todas as informações sobre este programa no site do CMRA.