logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Ciclo de conferências sobre “Menino Jesus dos Atribulados” arranca na quarta-feira

Ciclo de conferências sobre “Menino Jesus dos Atribulados” arranca na quarta-feira

É já no dia 15 que irá decorrer a primeira de três conferências dedicadas à exposição temporária que está patente no Museu de São Roque, nas quais serão revelados dados de investigação e de História.

Cultura

Menino jesus dos atribulados

“O Menino Jesus dos Atribulados e outras imagens milagrosas na Lisboa do pós-Terramoto (1755-1834)” é o tema da primeira conferência, que irá decorrer às 17h30, no Museu de São Roque, e que terá como orador Rui Manuel Mesquita Mendes, um conceito investigador-colaborador do ARTIS – Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (IHA-FLUL) e do Grupo de Investigação Estudos de Lisboa do Instituto de História da Arte da NOVA.

Dirigido ao público em geral – em especial aos interessados em História, História de Arte e Património Cultural -, este ciclo de conferências promete surpreender os participantes, sendo dedicado à exposição “Menino Jesus dos Atribulados: uma devoção feminina na Lisboa de D. João VI”. Desde a passada semana que a mostra está patente na Sala do Brasão do Museu de São Roque, sendo dedicada à devoção ao Menino Jesus dos Atribulados, um fenómeno marcante da religiosidade portuguesa do século XIX.

O exemplar de escultura do Menino Jesus dos Atribulados, oferecido ao Museu de São Roque em 2009, constitui o ponto de partida desta exposição, que procura documentar e valorizar uma dimensão singular da espiritualidade e da cultura portuguesa. Nesta exposição “viaja-se”até ao passado, mais concretamente a 1817, ano em que Lisboa se encontrava ainda “marcada” pelas consequências das invasões francesas. É nesta altura que uma jovem órfã do Recolhimento da Rua da Rosa terá recuperado de uma paralisia, facto atribuído a uma pintura do Menino Jesus existente no convento das Trinas do Mocambo. O acontecimento, testemunhado por várias pessoas e incluindo o médico que a assistia, rapidamente se difundiu, dando origem a uma devoção popular, sobretudo de caráter feminino.

Patente ao público até 28 de junho, a exposição pode ser visitada diariamente, entre as 10h00 e as 18h00, convidando os visitantes a explorar a dimensão espiritual, cultural e histórica desta devoção. Os que quiserem aprofundar os seus conhecimentos sobre o fenómeno do Menino Jesus dos Atribulados estão convidados a participar no ciclo de conferências, com a segunda e terceira sessões a estarem agendadas para 20 de maio e 17 de junho.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Locais únicos e diferenciados de épocas e tipologias muito variadas

Linha de apoios financeiros a projetos de impacto social.

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Locais únicos e diferenciados de épocas e tipologias muito variadas

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas