logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Cinema São Jorge acolhe debate sobre o envelhecimento em contexto urbano

Cinema São Jorge acolhe debate sobre o envelhecimento em contexto urbano

“Envelhecer nas Grandes Cidades” foi o tema da IV edição do Simpósio InterAções, promovido pela Unidade de Missão Santa Casa para o Programa Lisboa Cidade de Todas as Idades.

Ação social

O evento, que mantém o propósito de estimular a discussão e reflexão em torno dos desafios da longevidade e envelhecimento, aconteceu esta quarta-feira, 15 de fevereiro, no Cinema São Jorge, em Lisboa e juntou no mesmo espaço vários especialistas nacionais e internacionais em áreas dos cuidados na terceira idade, da gerontologia, passando pela arquitetura e urbanismo.

Portugal está envelhecido. Tem sido assim de ano para ano e Lisboa não é exceção. As últimas recolhas dos censos, em 2021, comprovam o que há muito se sabe. A percentagem da população do país com mais de 65 anos é de 23,5%, enquanto a de jovens, até aos 14 anos, é de apenas 12,9%. Foi tendo estes dados em mente que no simpósio se procurou desvendar o que pode ser feito para que as cidades sejam mais inclusivas para as pessoas mais velhas e, de como as organizações estatais podem ter um papel fundamental na implementação de diretrizes e linhas orientadoras para cidades amigas de todas as idades.

A sessão de abertura do evento ficou a cargo do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, que nas suas primeiras palavras agradeceu “o empenho” de todos os parceiros do programa, referindo que o programa Lisboa Cidade de Todas as Idades “conseguiu antecipar aquilo que é hoje uma prioridade e uma obrigação de todas as autoridades públicas que é o de definir estratégias que abordem as questões da longevidade e do envelhecimento de uma perspetiva de enriquecimento da vida em sociedade”.

“Este simpósio é mais um passo que temos vindo a fazer para contribuir para políticas públicas sólidas, muito impregnadas na vida em sociedade, e que levem em conta esta questão do envelhecimento e da longevidade”, frisou o provedor.

Edmundo Martinho considerou ainda que o envelhecimento da população tem colocado às instituições “desafios adicionais” e que é “necessário um trabalho em rede” para que as pessoas que residem nas grandes cidades possam viver mais anos e com melhor qualidade.

Ideia partilhada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que através de um vídeo, salientou que a autarquia que lidera tem vindo a trabalhar com as várias intuições da capital para encontrar “respostas adequadas para problemas comuns”, dando como exemplo o Plano Local de Saúde Lisboa +65 e a gratuitidade dos transportes públicos para as pessoas com mais de 65 anos.

“Uma cidade que cuida é uma cidade que trabalha com todos, que escolhe sempre as pessoas em detrimento da ideologia. Que trabalha com todos os setores (público, privado e social) para encontrar soluções para os problemas das pessoas e sem instituições como a Santa Casa ser-nos-ia impossível concretizar esta visão de cidade”, concluiu Carlos Moedas.

Logo a seguir subiu ao palco, para a conferência inaugural do simpósio, um dos principais investigadores mundiais sobre envelhecimento urbano, o investigador principal no Manchester Urban Ageing Research Group, Christopher Phillipson, que apresentou um manifesto para cidades inclusivas, centrado em três pontos estratégicos: igualdade e diversidade; colaboração com decisores políticos e planeamento urbano.

Investigador

Para o investidor e professor da Universidade de Manchester, “o objetivo principal das cidades deve ser a melhoria da qualidade de vida dos idosos”, frisando que “uma cidade é Age Friendly se apresentar boas condições de habitação, ter serviços de qualidade disponíveis, e transportes eficientes”.

Ainda durante a manhã, a par da conferência inicial, houve lugar a uma Mesa Redonda sobre os “Grandes desafios ao Envelhecimento nas Grandes Cidades”, moderada pela jornalista Fernanda Freitas, e que contou com a participação de Alda Azevedo, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Javier Yanguas, da Universitat Autònoma de Barcelona/Fundação “La Caixa”, programa Sempre Acompanhados, Paulo Machado, presidente da Associação Portuguesa de Demografia, Paula Guimarães, empreendedora social e Ana Verónica Neves, do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

Já durante a tarde, as duas sessões incidiram sobre os desafios que se colocam à operacionalização de projetos e programas na área da longevidade e envelhecimento nas grandes cidades. A primeira sessão contou com a participação de João Afonso, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, João Marrana, da Câmara Municipal de Lisboa, Thiago Herick de Sá e Yongjie Yon, da Organização Mundial de Saúde, Alfonso Lara-Montero, diretor-executivo da Rede Social Europeia e Carla Tavares, presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa.

Na segunda foram apresentadas três experiências práticas de operacionalização de planos cidade: Lisboa, Barcelona e Porto, onde participaram Mário Rui André, coordenador da Unidade de Missão da Santa Casa, Ester Quintana, do Ayuntamiento de Barcelona, Miguel Soares, da Câmara Municipal de Lisboa e Raquel Castelo Branco, da Câmara Municipal do Porto, num painel moderado por António Fonseca, da Universidade Católica do Porto.

Simpósio

A sessão de encerramento ficou a cargo do administrador de ação social da Misericórdia de Lisboa, Sérgio Cintra e de Sofia Athayde, vereadora dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Para Sérgio Cintra, o desafio está lançado, comentando que a par das alterações climáticas “nenhum outro fenómeno vai influenciar a sociedade no século XXI, como as alterações demográficas”.

“A transição demográfica deve-nos fazer refletir e preparar o melhor possível para os desafios futuros”, frisou o administrador, considerando que “o modo como envelhecemos está fortemente influenciado pelo modo como nos preparamos para esta etapa de vida e que os estilos de vida e o local em que vivemos tem forçosamente muito impacto”.

Já Sofia Athayde fez questão de ressalvar na sua intervenção que “Lisboa quer ser uma cidade que apoia, solidária e que permite a aproximação as gerações”, concluindo que “é necessário continuar este caminho de comprometimento com o plano de ação global para o envelhecimento saudável, da Organização Mundial de Saúde”.

Reveja o simpósio, através do canal oficial do youtube da Misericórdia de Lisboa, aqui.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas