logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Circuito Mundial de ondas grandes na Nazaré. Muito mais do que ondas

Circuito Mundial de ondas grandes na Nazaré. Muito mais do que ondas

Desde 2017 que os Jogos Santa Casa apoiam o evento, reiterando a sua estratégia de apoio ao surf. O TUDOR Nazaré Tow Surfing Challenge apresentado pelos Jogos Santa Casa realizou-se esta segunda-feira, 13 de dezembro.

Jogos Santa Casa

Depois do nevoeiro da véspera, o céu limpo permitiu a milhares de espetadores assistirem, a partir do anfiteatro natural das encostas da Praia do Norte e do Forte de São Miguel Arcanjo, a ondas entre 12 e 15 metros no TUDOR Nazaré Tow Surfing Challenge apresentando pelos Jogos Santa Casa, primeira etapa do Circuito Mundial de ondas grandes.

O brasileiro Pedro Scooby fez o tubo do dia (pontuação de 9,5) e a manobra valeu-lhe o Prémio Superação Jogos Santa Casa. Sucede assim à equipa de segurança de água, eleita em 2020 entre os surfistas pelo salvamento de Alex Botelho, surfista português vítima, então, de um grave acidente e que envolveu também Hugo Vau, no jet-ski.

Nazaré Tow Surfing Challenge_Prémio Superação

Numa jornada iniciada pouco depois das oito da manhã, ao longo de seis baterias de 50 minutos cada, o brasileiro Lucas Chianca esteve em destaque ao arrecadar o Prémio de Melhor Performance Masculina, sucedendo a Kai Lenny (Havai), vencedor da edição 2019-2020.

O jovem brasileiro fez dupla com o havaiano e terminou à frente entre as 18 equipas em prova, recebendo o Prémio Melhor Performance de Equipa. Justine Dupont (puxada por Pierre Rollet) conquistou o Prémio Feminino superando as brasileiras Maya Gabeira e Michelle des Bouillons. A surfista francesa, residente nas imediações da Nazaré, repetiu o triunfo da edição de fevereiro de 2020.

A par do evento principal, a World Surf League e os Jogos Santa Casa convidaram um grupo de atletas olímpicos portugueses para assistirem de perto e em exclusivo ao evento. Maria Martins (Ciclismo), João Pereira e Melanie Santos (Triatlo), Filipa Martins (Ginástica) e Telma Monteiro (Judo) acompanharam as incríveis manobras dos surfistas num barco preparado para o efeito e comandado por profissionais. As ondas grandes não os demoveram. Pelo contrário, estavam bastante ansiosos por saber o que é surfar ondas de 10, 12 e mais metros. Tratou-se de uma experiência única que deixou estes experimentados atletas olímpicos com pele de galinha e a adrenalina a 100%.

Com este apoio os Jogos Santa Casa reiteram a sua estratégia de apoio ao surf, que tem vindo a ganhar consistência nos últimos anos, com forte impacto social e mediático, à qual estão associados valores que se enquadram no eixo estratégico de atuação dos Jogos Santa Casa, como a orientação para estilos de vida saudáveis, criação e superação de obstáculos e associação a uma modalidade desportiva com cada vez mais adeptos, transversal e inclusiva.

Créditos fotográficos: Word Surf League 

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas