“Alcoitão: Cuidado Humanizado em Reabilitação” foi o tema escolhido para a mesa-redonda que assinalará a abertura das comemorações oficiais de aniversário do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, uma das “joias da Coroa” da Misericórdia de Lisboa. A cerimónia iniciar-se-á às 09h30 de dia 15 com uma intervenção de Paulo Sousa, o provedor da Santa Casa, seguindo-se um debate que terá como convidados vários especialistas: Maria de Lurdes Martins (da Universidade Católica de Lisboa), Sérgio Deodato (presidente da Comissão de Ética do Centro Hospitalar da SCML) e Maria Rosário Feijóo (presidente da Comissão de Humanização do mesmo centro hospitalar). António Fantasia, o vice-presidente da Comissão de Humanização, irá assumir as funções de moderador.
Mais tarde, às 11h30, as atenções irão dirigir-se para alguns utentes do CMRA, que irão partilhar com a assistências os seus testemunhos, os quais são verdadeiramente inspiradores. Luís Granja, Felismina Gomes, Diana Wong e Hugo Maia serão os protagonistas deste momento, que terá Isabel Batalha (diretora do Serviço de Reabilitação Pediátrica) e Sónia Sérvulo (psicóloga do mesmo serviço) como moderadoras.
Ao longo dos 12 meses de 2026, várias iniciativas irão assinalar o 60.º aniversário do CMRA. Com uma programação pensada para celebrar o trabalho que se realiza diariamente neste centro de reabilitação desde há seis décadas, todos estão convidados a celebrar, desde público em geral, parceiros e instituições, sem esquecer os profissionais do centro, os seus utentes e respetivos familiares.