Decorreu esta terça-feira, 18 de novembro, o VI Encontro Anual de Comissões Sociais de Freguesia da Cidade de Lisboa. O Pavilhão Municipal da Junta de Freguesia de Alvalade acolheu esta iniciativa organizada pela Rede Social de Lisboa e subordinada ao tema “Partilha de práticas”.
O objetivo passou por dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por cada Comissão Social de Freguesia (CSF), evidenciando o seu impacto e relevância para o desenvolvimento da cidade, bem como promover a troca de experiências entre as diversas comissões presentes.
Rita Prates, Vice-Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, marcou presença e participou na sessão de abertura da Comissão Tripartida, juntamente com Sandra Marcelino, diretora adjunta do Centro Distrital de Segurança Social, e Maria Luísa Aldim, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa.
Para Rita Prates, estes encontros funcionam como “um espaço vivo de colaboração, onde reforçamos laços, partilhamos experiências e nos sentimos inspirados pelo caminho que cada grupo e cada território vai fazendo, nesta senda de tornar a cidade mais inclusiva e mais socialmente justa”.
A Vice-Provedora da Misericórdia de Lisboa aproveitou ainda para agradecer “a todos os profissionais que diariamente assumem os seus diferentes papéis neste trabalho junto das comunidades locais”, particularmente os colaboradores da Santa Casa que integram as diferentes CSF, a quem reconheceu “dedicação, competência e um profundo sentido de missão”.
A manhã foi então preenchida por testemunhos e reflexões, a par de uma mostra das diversas Comissões Sociais de Freguesia com stands espalhados pelo pavilhão, onde cada uma delas apresentou os seus projetos, iniciativas e boas práticas, numa lógica de trabalho em rede.
Recorde-se que a Rede Social de Lisboa é uma estrutura de governança local que visa a articulação e congregação de esforços entre os agentes sociais ativos no concelho, com o objetivo de combater a pobreza e a exclusão social, promovendo o desenvolvimento integrado, a inclusão e a coesão social.